final de semana tranquilo

MANAÍRA INTEIRA NÃO RECOMENDADA: Confira mais cinco praias do litoral da Paraíba estão impróprias para banho


Divulgação/Secom-PB
Na praia de Manaíra, a Sudema recomenda que evitem toda a sua extensão

Quem for aproveitar o fim de semana para curtir uma praia é preciso estar atento aos locais impróprios para banho de mar no litoral da Paraíba. De acordo com o relatório semanal da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), das 56 praias do litoral paraibanos, pelo menos seis não estão recomendadas devido aos altos índices de poluição.

Em João Pessoa, os banhistas devem evitar o banho na praia do Bessa I, no trecho que fica 100 metros à direita e 100 metros à esquerda do maceió da praia do Bessa. Na praia de Manaíra, a Sudema recomenda que evitem toda a sua extensão. Na praia do Seixas, recomenda-se que evitem o trecho localizado 100 metros à esquerda do rio do Cabelo.

No município do Conde, está imprópria a praia do Amor, mais precisamente no distrito de Jacumã, nas proximidades da desembocadura do Rio Gurugi. Enquanto no município da Baía da Traição, os banhistas devem evitar o banho na Praia do Forte, no trecho que fica próximo a desembocadura da galeria de água pluvial. Já no município de Pitimbú, deve-se evitar a praia do Maceió no trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho Velho.

A Sudema ainda recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado.

Em João Pessoa, Lucena e Pitimbú, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é realizada mensalmente.

Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: Jornal da Paraíba