programa

Mais de 730 estudantes são aprovados como bolsistas para estágio do Programa Primeira Chance

O programa Primeira Chance – criado pelo Governo da Paraíba para incentivar atividades de iniciação à prática profissional dos alunos da rede estadual de ensino – aprovou mais 737 estudantes, que terão a oportunidade de viverem sua primeira experiência profissional.

Foto: reprodução

O programa Primeira Chance – criado pelo Governo da Paraíba para incentivar atividades de iniciação à prática profissional dos alunos da rede estadual de ensino – aprovou mais 737 estudantes, que terão a oportunidade de viverem sua primeira experiência profissional. Eles serão direcionados para 482 empresas aprovadas como parceiras do programa e os estágios estão previstos para iniciar ainda neste mês de agosto. Cada estagiário vai receber uma bolsa mensal de R$500,00 pagos pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB), durante seis meses.

O edital com o resultado final dos estudantes bolsistas selecionados pela Comissão Interna de Seleção do Programa Primeira Chance da Secretaria de Estado de Educação da Paraíba foi divulgado na última sexta-feira, dia 28 de julho.

A Escola Cidadão Integral Técnica (Ecit) Dom Marcelo, do município de Guarabira, está entre as 85 escolas que tiveram alunos aprovados no Primeira Chance. Ao todo, 18 estudantes dessa unidade foram aprovados para estágio nas áreas de agroecologia, informática e análises clínicas.

A estudante Maria Mariana Santos, 18 anos, está cursando a 3ª série do Ensino Médio e foi selecionada para o estágio na área da agroecologia, na empresa Ecosolo. “Eu me matriculei na escola cidadã integral com o intuito de ampliar meus conhecimentos. Eu já havia pesquisado sobre o Programa Primeira Chance e a partir daí, fui me dedicando cada vez mais nos estudos. Essa aprovação é muito importante para mim, especialmente por ser meu primeiro estágio e também pela oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que foi visto em sala de aula”, destacou.

A gestora da Ecit, Betânia Barros, comemora o resultado da aprovação dos alunos. “Os ótimos resultados obtidos por nossa escola em torno das atividades de estágio estão ligados ao excelente trabalho desenvolvido por nossos professores, que contribui para formação técnica e capacitação de nossos alunos no mercado de trabalho. Também ao governador da Paraíba, João Azevêdo pelo apoio e incentivo à educação através das mais diversas políticas públicas de transformação e inclusão social”, afirmou.

Os estudantes aprovados para os estágios devem comparecer à agência bancária, exclusivamente no banco Bradesco, até a próxima sexta-feira, dia 4 de agosto, para abertura da conta corrente para receber o valor da bolsa. A data limite para incluir os dados bancários no cadastro do aluno no site do Programa Primeira Chance é até o dia 6 de agosto.

O Programa Estadual Primeira Chance, criado no ano 2019, visa incentivar a concessão de estágio, a aprendizagem, as atividades de iniciação à prática profissional e a primeira experiência profissional dos estudantes do Ensino Médio e egressos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. O Programa conta com uma rede de núcleos e atua como auxiliar no processo de aperfeiçoamento do estágio, sendo responsável pela interlocução entre empresas, instituições públicas, instituições de ensino e estudantes egressos, estudantes regularmente matriculados nas terceiras séries das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, nas Escolas Profissionalizantes e nas segundas e terceiras séries do Ensino Médio nas modalidades Regular ou EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Os estágios são em 11 eixos tecnológicos, sendo eles: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informação e comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo e Hospitalidade e Lazer. Essas áreas de conhecimento são distribuídas em 40 cursos disponibilizados pela Rede Pública Estadual nas 14 Gerências Regionais de Ensino (GRE).

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba