Neste ano o Dia dos Pais será em 13 de agosto e, para comemorar a data, 55,39% dos filhos paraibanos apresentaram intenção de presentear. O resultado subiu 1,89p.p. em relação ao ano passado, quando a pretensão foi de 53,50%. A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais foi realizada na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP).
É importante ressaltar que o levantamento revela o desejo de comprar e não as compras efetivas, que podem ser maior ou menor que o percentual citado. Justamente para saber esta relação, a pesquisa fez a comparação entre a intenção de compras na data no ano passado, que foi de 53,50%, com o percentual de quem efetivamente comprou presente, 55,64%, representando uma diferença de 2,14p.p.
O presente preferido, mais uma vez, foram os artigos de vestuário citados por 50,88% dos respondentes. Em seguida, aparecem os calçados (13,72%), perfumes (9,73%) e eletrodomésticos/ eletroeletrônicos (5,75%), destes, o destaque foi para smartphones (46,15%) e televisores (15,38%). Neste quesito, os respondentes puderam citar mais de um tipo de presente, por isso o somatório ultrapassa 100%.
Para a compra do presente do pai, os consumidores pretendem gastar, em média, R$171,70. Este resultado foi 1,84% inferior ao gasto médio registrado no mesmo período do ano passado. A maior parte dos entrevistados (48,23%) deve comprar presentes com valores até R$100,00. Em seguida aparece um percentual de 31,42% que pretendem gastar em torno de R$101,00 e R$200,00. Os homens pretendem gastar, em média, R$198,50, valor maior que o das mulheres R$150,41.
Quanto à forma de pagamento, a maioria (58,41%) pretende comprar à vista. Entre estes, 88,64% prefere pagar em espécie. É importante ressaltar que esta escolha está diretamente ligada ao grau de desconto oferecido pelos empresários. Já entre os que pretendem comprar a prazo (41,59%), a maioria (97,87%) irá usar o cartão de crédito.
Em relação ao local das compras, 53,98% dos entrevistados pretendem adquirir os presentes nas lojas dos shoppings centers e 50,88% irão procurar as lojas localizadas no Centro de João Pessoa. Em seguida aparece internet (7,52%) e as lojas de bairro (5,31).
No momento da compra, os clientes vão levar em consideração alguns critérios que poderão influenciar na decisão de efetivarem ou não suas compras. Os destaques são para a qualidade e o preço dos produtos, com 59,73% e 57,08% de citações, respectivamente. Outros fatores também foram citados, como: desconto à vista com 27,88% e o bom atendimento com 25,22%. Nesta questão, também podia ser citada mais de uma consideração.
A maior parte dos participantes da pesquisa (63,27%) tem a intenção de comprar o presente exatamente na semana do Dia dos Pais, esperando possíveis reduções nos preços. Enquanto que 26,99% do total de respondentes estão planejando realizar suas compras na primeira semana de agosto. Já 9,29% do total anteciparam as compras dos presentes aproveitando as liquidações de julho.
Para economizar na hora de comprar os presentes, a maior parte dos entrevistados irá fazer pesquisa de preço (84,96%). Em seguida, aparecem os consumidores que vão comprar presentes com preços mais baixos (6,64%). E uma parte (5,31%), não vai economizar na hora das compras.
Perfil dos entrevistados
As mulheres representam a maioria dos participantes da pesquisa, com 54,90%. Quanto ao estado civil, os solteiros aparecem em maior número (48,04%) e em seguida aparecem os casados ou em regime de união estável (44,36%), divorciados (5,15%) e viúvos (1,96%). A faixa etária mais encontrada foi entre 18 e 25 anos (32,11%), seguida por aqueles que se enquadram de 26 a 36 anos (28,43%). Já em relação à escolaridade, os que concluíram o Ensino Médio apareceram com o maior percentual (37,99%), seguidos pelos que possuem nível superior completo (27,45%) e os que ainda estão cursando o nível superior (22,30%).
A faixa de renda da maior parte dos entrevistados (48,04%) se encontra até R$ 1.874,00. Os consumidores com renda entre R$1.875,00 a R$3748,00 aparecem com o segundo maior percentual (21,57%). É importante destacar a parcela de consumidores que declararam não possuir qualquer rendimento (14,46%), que são dependentes financeiros do cônjuge, estudantes ou estão fora do mercado de trabalho.
Na análise por gênero, entre os que pretendem presentear, o número de mulheres (56,70%) foi superior ao dos homens (49,54%). Por outro lado, dos 44,61% consumidores que alegaram não ter intenção de presentear os motivos foram: (35,16%) os “pais já faleceram”, (14,29%) “não presenteia em datas comemorativas” e “pai mora distante” ou “está desempregado”, com 13,19% cada.
Metodologia
A pesquisa entrevistou 408 consumidores na RMJP no período de 17 a 25 de julho de 2017.
Fonte: Fecomércio