No Brasil o Poder Legislativo é um dos três poderes fundamentais que garantem o funcionamento da República Brasileira, através do funcionamento de órgãos responsáveis pela atividade legislativa por todo o país. No Brasil os órgãos que formam o poder legislativo são: o Senado Federal e a Câmara dos Deputados que compõem o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas que são os órgãos máximos do legislativos nos estados e as Câmaras Municipais, responsáveis por legislar sobre temas inerentes a realidade de cada cidade que não tenha sido discutido pelas instâncias superiores.
Em 1790 Campina Grande foi escolhida pelo ouvidor da então província da Paraíba, para ser elevada de povoado para vila. A vila que na época chamava-se oficialmente Vila Nova da Rainha já possuía uma Câmara Municipal própria. Há relatos da existência e atividade da Câmara Municipal em 1864 quando a então vila foi elevada a cidade por meio de uma lei, tornando-se então a sétima cidade da Paraíba. A Câmara de Campina Grande conta com serviços de Televisão e Rádio próprios através dos quais são transmitidos conteúdos sobre a atividades dos parlamentares campinenses.
Atualmente a Câmara é composta por 23 parlamentares que são eleitos por meio de sistema proporcional, que possuem direito a gabinetes próprios com uma equipe de assessores que auxiliam os parlamentares no desempenho das suas atividades. A Câmara conta com uma mesa diretora com presidente, 1º, 2º e 3º vice-presidente, além de três secretários que comandam o as atividades diárias das sessões da Casa. O atual presidente da Câmara Municipal de Campina Grande é a vereadora Ivonete Ludgério que foi eleita para comandar o órgão durante os biênios 2017-2018 e 2019-2020.
O salário bruto dos vereadores da Câmara Municipal de Campina Grande referente ao mês de junho foi de 12.025,20 reais, sendo o salário mais alto o da presidente, Ivonete Ludgério que no mês de junho recebeu R$ 18.042,00. O total gasto com os salários dos vereadores na cidade de Campina Grande no mês de Junho foi de R$ 282.596, 40 mil. Os valores utilizados nesta matéria são os mais recentes fornecidos pelo Sagres com relação a folha de pagamento do mês de junho podendo conter valores referentes ao 13º salário, e não considera nenhum desconto, inclusive a antecipação do mesmo. Confira abaixo as tabelas com os valores referentes ao mês de junho. No mês de junho, o salário dos vereadores foi maior, já que eles receberam parte do 13º salário.
Leia abaixo as Lupas do Polêmica feitas anteriormente:
LUPA DO POLÊMICA: Quanto ganham e quem são os secretários da Paraíba? – CONFIRA TABELA COMPLETA: CLIQUE AQUI.
LUPA DO POLÊMICA: Quanto ganham os desembargadores do TJPB e suas equipes – CONFIRA TABELA COMPLETA: CLIQUE AQUI.
LUPA DO POLÊMICA: Mesmo com decisão do STF contrária ex-governadores, viúvas e filhas recebem pensões na Paraíba: CLIQUE AQUI.
LUPA DO POLÊMICA: Quais as atribuições e quanto custam os conselheiros tutelares de João Pessoa?: CLIQUE AQUI.
LUPA DO POLÊMICA: Quem são e quanto recebem os secretários da Prefeitura Municipal de João Pessoa? – CONFIRA TABELA: CLIQUE AQUI.
LUPA DO POLÊMICA: Conheça quem são e quanto recebem os conselheiros do TCE-PB: CLIQUE AQUI.
LUPA DO POLÊMICA: Conheça quem são e quanto recebem os procuradores de Justiça do MPPB: CLIQUE AQUI.
LUPA DO POLÊMICA: Conheça quem são e quais as atribuições dos Desembargadores do TRT-PB-PB: CLIQUE AQUI.
LUPA DO POLÊMICA: Conheça quem são e quanto recebem os conselheiros do TCE-PB: CLIQUE AQUI.
LUPA DO POLÊMICA: Conheça quanto custam os vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa – VEJA TABELA: CLIQUE AQUI.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba