Com a legalização do uso da maconha no Uruguai alguns tentam enxergar que o processo é uma resposta para a questão do tráfico no Brasil. Sobre esse assunto os debatedores estiveram no Master News dessa sexta (18).
Germano Costa, jornalista, diz que o que fomenta o crime organizado no Brasil é diferente do que fomenta o crime organizado no Uruguai: “Como o Uruguai foi preparado para esse advento? Sabemos que não é só a maconha que movimenta a roda do tráfico, também tem a cocaína, heróina… A legalização só da maconha no Brasil não resolve. O Brasil tem problemas históricos, que no Uruguai deve ter havido uma construção social”.
Henrique Toscano, advogado, diz que temos o hábito de comparar o nosso país com as experiências de outros países: “O Brasil tem uma extensa fronteira que está sempre na mira do narcotráfico. Principalmente a cocaína na Colômbia. Quem pauta a legalização da maconha, quer tirar o monopólico do traficante para que ele não tenha mais acesso. Tem que se instaurar um debate sério, sem extremos. A opinião mais radical contra e a mais radical a favor não irão vencer a guerra contra as drogas”.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba