saúde

Lazer, saúde e esporte: espaços de João Pessoa garantem melhor qualidade de vida aos moradores; esportista relata experiências

“O espaço da orla de João Pessoa é excelente para a prática de corrida, especialmente nas primeiras horas da manhã, quando o espaço fica interditado para o tráfego de veículos, bem como na areia da praia para também praticar corrida, jogar frescobol e nadar no mar. Já pratiquei corrida de rua, tendo a oportunidade de correr em corridas de rua de João Pessoa. Também já pratiquei natação e ciclismo (mountain bike)”.

Foto: Arquivo pessoal com edição de Marcelo Júnior

“O espaço da orla de João Pessoa é excelente para a prática de corrida, especialmente nas primeiras horas da manhã, quando o espaço fica interditado para o tráfego de veículos, bem como na areia da praia para também praticar corrida, jogar frescobol e nadar no mar. Já pratiquei corrida de rua, tendo a oportunidade de correr em corridas de rua de João Pessoa”.

O relato acima é do servidor público, Marcus Fernandes de 41 anos. Esportista, ele pratica atividades físicas seis vezes por semana, e além da prática frequente de esportes, ele busca regularmente acompanhamento de especialistas como nutricionista e cardiologista, para cuidar da melhor maneira possível de sua saúde.

Segundo Marcus, ele atualmente pratica Crossfit, mas, já foi adepto a corridas de rua em João Pessoa, e também já praticou natação e ciclismo.

“Atualmente pratico o Crossfit, tendo ingressado nesta atividade há pouco mais de dois anos. Anteriormente pratiquei corrida de rua, tendo a oportunidade de correr a Maratona de Santiago, no Chile; algumas meia-maratonas por cidades do Brasil, a Corrida Internacional de São Silvestre em São Paulo e corridas de rua em João Pessoa-PB. Também já pratiquei natação e ciclismo (mountain bike)”, disse Marcus.

Reconhecida, em abril de 2022, pela Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU) e a Fundação Arbor Day (USA), como integrante do programa ‘Three Cities of The World’, a cidade de João Pessoa possui diversos atrativos para a prática de lazer e esporte, principalmente ao ar livre.

Popularmente conhecida como “Jampa”, a capital da Paraíba tem 24 km de orla e conta com praias urbanas populares como Tambaú, Manaíra e Bessa, com calçadões e ciclovias, que facilitam na prática esportiva e proporcionam mais qualidade de vida para os moradores locais e turistas.

“A orla da nossa cidade é belíssima. É um privilégio poder desfrutar de tamanha natureza acessível e gratuita para todos. O cheiro do mar, a areia da praia, o sol que energiza, a prática de esportes e simplesmente observar as pessoas caminhando, correndo, andando de bicicleta, de skate, de patins, passeando com seu animal de estimação; tomar uma água de coco ou um sorvete, dentre outras, são atividades e sensações que proporcionam saúde, bem-estar e qualidade de vida para seus moradores e visitantes. O espaço da orla é excelente para a prática de corrida, especialmente nas primeiras horas da manhã, quando o espaço fica interditado para o tráfego de veículos, bem como na areia da praia para também praticar corrida, jogar frescobol e nadar no mar”, destacou o esportista.

Segundo um artigo divulgado, em junho de 2019, pelo site ‘Sim Doctor’, a qualidade de vida é um dos meios para alcançar uma vida saudável. A associação entre os conceitos retrata a interdependência entre eles e a necessidade de um conjunto de ações para que sejam assegurados.

Algumas dessas ações básicas que podem ser realizadas para proporcionar uma qualidade de vida, é o cuidado com a alimentação e o acompanhamento com médicos especialistas, na rotina do esportista.

Marcus Fernandes informou que mantém uma alimentação saudável e suplementação alimentar, devido aos treinos de alta intensidade que pratica.

“Busco ter uma alimentação saudável e suplementação alimentar em face do Crossfit envolver treinos de alta intensidade. Também tenho acompanhamento cardiológico e exames de rotina anualmente. Além disso, tenho acompanhamento fisioterapêutico, quando necessário, para liberação muscular”, acrescentou.

“Para uma boa prática de exercício temos que nos alimentar bem, caso contrário não conseguiremos alcançar nossos objetivos, seja ele emagrecimento ganho de peso ou de massa magra. Isso tudo relacionado à prática de atividades físicas, pois uma boa alimentação aliada ao exercício físico traz uma melhor qualidade de vida. Não esquecendo do consumo de água para não desidratar e assim transformar algo que seria benéfico em algo prejudicial”, disse a nutricionista, Camila Urbano.

Para o pesquisador e doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP), Valério Vasconcelos, é de extrema importância que pessoas que praticam atividades físicas realizem exames, cuidados preventivos e medidas terapêuticas.

Valério Vasconcelos orienta que a melhor prevenção é ir ao cardiologista e seguir suas orientações. E caso seja iniciante, é importante fazer uma avaliação cardiológica.

“É importante que o esportista, ou até mesmo quem é novo no esporte, procure um acompanhamento médico e siga suas orientações. Deve-se evitar o sedentarismo, o tabagismo e praticar atividade física, conforme orientação médica (antes de iniciar uma atividade física, caso seja sedentário, procure seu médico para fazer uma avaliação cardiológica; fazer trinta minutos de caminhada. manter uma alimentação saudável, sem gorduras ou frituras, dando preferência às carnes brancas. Inserir vegetais, folhas e legumes nas refeições. Trocar a sobremesa calórica por uma fruta. Evitar o consumo excessivo de açúcar, massas, pães e alimentos industrializados (descascar mais e desembrulhar menos). E evitar a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso”, afirmou o doutor Valério Vasconcelos.

Segundo Valério Vasconcelos, quando se une os cuidados necessários com a saúde com o melhor que João Pessoa tem a oferecer, é possível estabelecer uma boa saúde e qualidade de vida.

“A cidade de João Pessoa é muito tranquila de se viver. Possui belas praias, parques, praças, pessoas hospitaleiras, história, cultura, comidas típicas e frutas saborosas de nossa região. Possui espaços para a prática esportiva. O custo de vida relativamente bom, se comparado a outras capitais do Brasil. Possui boas escolas, faculdades, aeroporto, comércio. Uma boa estrutura para o porte da cidade. É um prazer imenso viver em João Pessoa e motivo de orgulho pertencer a este lugar”, concluiu o esportista e servidor público, Marcus Fernandes.

 

Fonte: Adriany Santos
Créditos: Adriany Santos