homenagem

Laureano entrega Medalha Dr. Janduhy Carneiro a personalidades que ajudam na luta contra o câncer na Paraíba

Nessa quarta-feira (31), o presidente da Fundação Napoleão Laureano (FNL), Marcelo Lucena Filho – junto com a diretoria do Hospital Napoleão Laureano – realizou solenidade alusiva à memória do médico Napoleão Laureano pelo 72º aniversário do seu falecimento.

Foto: Assessoria

Homenagem ocorreu em solenidade de alusão aos 72 anos de falecimento do médico Napoleão Laureano

Nessa quarta-feira (31), o presidente da Fundação Napoleão Laureano (FNL), Marcelo Lucena Filho – junto com a diretoria do Hospital Napoleão Laureano – realizou solenidade alusiva à memória do médico Napoleão Laureano pelo 72º aniversário do seu falecimento. O evento aconteceu, no início da noite, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), onde também foi entregue a Medalha do Mérito Dr. Janduhy que homenageou sete personalidades da sociedade civil e da política estadual que contribuem com a luta contra o câncer no estado.

Além da homenagem ao gestor estadual, João Azevêdo (que devido o falecimento do seu sogro não pode comparecer) o HNL entregou a honraria da medalha à deputada federal por São Paulo, a paraibana Luíza Erundina (que mesmo de longe ajuda os paraibanos com envio de emendas parlamentares), ao prefeito de Cajazeiras: o médico José Aldemir Meireles, às reitoras do Centro Universitário Santa Maria: as professoras Sheylla Lacerda e Ana Goldfarb, ao prefeito de Cabedelo: Victor Hugo Casteliano e à voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer: Palhacinha Bom Te Ver.

O evento é uma iniciativa da FNL para reconhecer o empenho de pessoas da sociedade civil e de políticos que, no último ano, foram primordiais para que o Hospital Laureano continuasse sendo referência na oncologia da Paraíba. Foram as ações dessas pessoas que ajudaram da realização dos tratamentos oncológicos de milhares de pessoas, a cada mês.

“Todos os anos, realizamos essa cerimônia em alusão ao falecimento de Napoleão Laureano, pois foi o seu desejo antes da sua partida desse mundo que motivou a criação da fundação e por conseguinte esse hospital. Então, o dia 31 de maio será sempre um marco na história dos paraibanos. Esse é um evento muito importante para todos que fazem o Hospital Laureano. Aqui aproveitamos para mostrar nossos avanços no tratamento oncológico da Paraíba. explica o presidente da FNL, Marcelo Lucena Filho.

O prefeito de Cajazeiras, destaca que receber a Medalha Dr. Janduhy Carneiro é o maior reconhecimento que ele poderia receber em vida. “Sem dúvida alguma, essa homenagem é fruto do nosso trabalho em viabilizar qualidade de vida para os sertanejos acometidos pelo câncer, que em breve poderão se tratar lá em Cajazeiras. O núcleo oncológico do Laureano do Alto Sertão já está em andamento e em breve milhares pessoas estarão sendo beneficiadas”, celebrou o médico José Aldemir.

A professora Lurdinha, mais conhecida como “Palhacinha Bom Te Ver”, se emociona ao receber a medalha e fez questão de enfatizar sua gratidão pela homenagem. “Eu moro em Rio Tinto e venho toda semana para o Laureano fazer esse trabalho de trazer alegrias às crianças e adultos acometidos pelo câncer. Fico muito feliz por esse reconhecimento por parte dos diretores do Laureano e só tenho que agradecer a Deus por me sustentar durante todos esses anos sendo voluntária!”, comentou.

“Fico muito honrado por poder receber uma homenagem que, na verdade, é um símbolo na luta contra o câncer. Colaborar com essa bandeira e poder ajudar a quem precisa é o verdadeiro prêmio”, disse o Prefeito de Cabedelo Vitor Hugo.

As reitoras do Centro Universitário Santa Maria, Ana Goldfarb e Sheyla Lacerda ressaltaram que a iniciativa de ajudar o Hospital Laureano vai além de uma construção, mas sobretudo de resgatar a dignidade dos pacientes oncológicos do Alto Sertão paraibano. “A gente vem para essa vida para cumprir missões. E eu e Sheyla já fizemos muito pelos paraibanos, através da faculdade Santa Maria, mas acho que construirmos o prédio do Laureano é uma das nossas maiores ações. Tenho certeza que vai tirar as pessoas da BR, vamos ajudar a diminuir o sofrimento que passam para se tratarem na Capital, tendo que passar mais de seis horas numa estrada para fazer uma quimioterapia. Então, receber essa homenagem é só gratidão”, disse Ana.

A programação contou ainda com apresentação musical da orquestra da Polícia Militar da Paraíba e do Roberto Tuareg’s. Além do grupo Bela Voz, formado por pacientes laringectomizados do Hospital Napoleão Laureano, que deram um show de perseverança e esperança de superação do câncer de laringe.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba