O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou na última quinta-feira (09) ao prefeito do município de Sousa, Fábio Tyrone que vede o funcionamento de bares, espetinhos e restaurantes da cidade, devido à propagação do novo coronavírus.
Conforme o documento assinado pela promotora Ana Maria de França Cavalcante, a população do município não vem obedecendo adequadamente as normas de isolamento e distanciamento social, uma vez que as imagens que circulam na internet dão mostras que parte da população apresenta resistência à ordem e não respeita as leis criadas com o objetivo de evitar a proliferação do vírus, sendo, desta forma, também responsável pela propagação de casos do novo coronavírus nesta cidade.
De acordo com o órgão, após a reabertura do comércio em geral em Sousa houve um aumento vertiginoso de casos de Covid-19, cujos dados do dia 08/07/2020 revelaram o número de 720 casos confirmados, 293 suspeitos e 09 óbitos.
A recomendação propriamente dita foi divida em duas orientações, quais sejam:
1. Que cumpra o Decreto Estadual n. 40.304/2020 que
classifica o referido município na Faixa Amarela de atenção da COVID-19, sendo, na referida faixa, vedado o funcionamento de bares, espetinhos e restaurantes;
2. Que fixe horário de funcionamento do comércio varejista de modo a restringir o fluxo e aglomeração de pessoas nos estabelecimentos comerciais e passeios públicos.
O prefeito do município, Fábio Tyrone, ainda não se pronunciou sobre o procedimento adotado pelo MPPB.
Fonte: O Beradeiro
Créditos: O Beradeiro