A chapa de posição na disputa do comando da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), é marcada pela diversidade e representatividade dos variados segmentos do Direito. Juristas destacam que os principais motivos que os levaram a se engajar na campanha foi a possibilidade da reconstrução institucional da Ordem e o perfil do candidato a presidente Raoni Vita, que é jovem, experiente e conhece a realidade da profissão e as necessidades de advogados e advogadas.
Daniel Sebadelhe Aranha, que integra a Chapa Atitude OAB como candidato a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, afirmou que o diferencial da campanha encabeçada por Raoni são as ideias, ideais e as pessoas. “As ideias porque queremos trazer a Ordem do futuro, dar maior dinamismo a gestão administrativa, aproximar a OAB dos advogados, resgatar a representatividade que a nossa profissão já teve perante a sociedade e , sobretudo, facilitar o exercício da atividade profissional. Essas ideias, que se confundem com esses ideais de fazer uma Ordem voltada para quem ela custeia, é um diferencial. E as pessoas, porque quem está aqui não é movido por um projeto de poder, por vaidades pessoais, para simplesmente ter no currículo um cargo ou uma posição dentro do nosso conselho de classe. São advogados e advogados jovens e também experientes, que querem mudança e que respiram a advocacia 24 horas por dia”, explicou.
Candidata a conselheira federal, Sanny Japiassu afirma que a chapa Atitude OAB carrega sonhos de muitos advogados e advogadas da transformação da Ordem. “Raoni é um advogado jovem, mas com muita experiência, muita determinação e vontade de transformar, mudar e tornar a nossa OAB aberta, livre e participativa. Uma Ordem onde todos os advogados sejam ouvidos e participem, onde todos nós possamos ter voz. Esse é meu sonho, essa é a OAB que eu quero e desejo”, destacou.
Sheyner Asfóra, candidato a conselheiro federal, afirmou que a chapa da oposição representa a certeza de mudança e construção de uma OAB forte, que lute e defenda a advocacia e que não permita que nenhuma prerrogativa seja desrespeitada.
“Acredito que Raoni seja o melhor nome para assumir a presidência da OAB-PB, porque é o único candidato que, além de ser advogado militante, tem projeto viável para a classe. Em razão disso, ele conseguiu formar uma chapa que representa todos os segmentos da advocacia e que contempla, em posições estratégicas, colegas do Litoral ao Sertão”, disse Rinaldo Mouzalas, candidato a conselheiro federal na chapa de oposição.
A advogada Elza Filgueiras, que integra a chapa como secretária-geral, afirmou que a candidatura de Raoni dá voz a todos. “Nessa chapa não cabe sexismo, vitimismo ou qualquer outra tentativa de maquiar a realidade. Aqui a chapa é plural, com protagonismo feminino natural e efetiva preocupação com o resgate dos valores da advocacia” disse.
De acordo com Elza, a campanha traz a tona a representatividade e a credibilidade pessoal de cada um dos candidatos, destacando sua atividade e trajetória na advocacia, além de todo o arcabouço técnico e social de cada candidato, contribuindo para a pluralidade da chapa. Ela afirma ainda que Raoni é um advogado jovem, porém maduro, inteligente e com a visão consolidada acerca da necessária reconstrução institucional da OAB.
Fonte: POLÊMICA PARAÍBA
Créditos: ascom