modernidade

Judiciário rumo à Revolução 4.0: Magistrados paraibanos desenvolvem projeto para realização de audiências digitais

O projeto "Audiência 100% Digital" foi iniciado despretensiosamente, em maio de 2020, por quatro magistrados das comarcas de Piancó, Conceição, Campina Grande e Queimadas.

Após meses de reuniões, planejamento, preparação e treinamento, quatro juízes que atuam na Paraíba apresentam o projeto “Audiência 100% Digital”, iniciado despretensiosamente, em maio de 2020, por Pedro Davi Alves de Vasconcelos (Titular da 1ª Vara Mista da comarca de Piancó), Francisco Thiago da Silva Rabelo (Titular da Vara Única da Comarca de Conceição), Philippe Guimaraes Padilha Vilar (Titular da 1º Juizado Auxiliar de Familia da 2ª Circunscrição da Comarca de Campina Grande) e Jeremias de Cássio Carneiro de Melo (Titular da 2ª Vara Mista da Comarca de Queimadas).

Segundo relato de Jeremias Cássio, ainda à luz de alternativas às limitações físicas decorrentes da Covid-19, finalmente, o projeto entra em plena fase de execução, e mira mais adiante.

“Só esta semana, na comarca de Queimadas (PB), foram quase 40 audiências, com sentença, no novo formato, entre conciliações e instruções. Sem contar os resultados de Piancó, Cajazeiras, Soledade e VEP de Campina Grande.

Todas as diligências e audiências foram cumpridas de modo telepresencial, com uso de tecnologia adequada para dispensar o deslocamento externo de oficiais de justiça.

“Tudo, absolutamente tudo, 100% digital. A novidade é que não se trata de mero convite, como se dava em outras boas práticas, mas de chamamento formal (citação e intimação) para o ato”, explicou Jeremias.

“Há muito que caminhar, mas é possível ver luz de eficiência em meio às nuvens de incertezas da pandemia”, completou o juiz Titular da comarca de Queimadas.

Fonte: Assessoria AMPB
Créditos: Assessoria AMPB