Um jovem de 18 anos, nascido em João Pessoa, conquistou o primeiro lugar no vestibular do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), um dos mais concorridos do país. Marcello Ryaj de Almeida Santos recebeu a notícia da sua aprovação na manhã desta terça-feira (19) através de uma ligação do reitor da instituição, Anderson Correia.
Marcello ficou surpreso ao ser classificado em primeiro lugar e afirmou que ingressar no ITA era um sonho desde o ensino médio. Em entrevista ao g1, ele destacou a importância dessa conquista.
“Espero que essa oportunidade seja importante para influenciar outros jovens como eu, que são iguais a mim e também podem conseguir”, disse ele.
Depois de se mudar para o Ceará no segundo ano do ensino médio, Marcello desenvolveu interesse pelas disciplinas de exatas e, morando em um alojamento, estabeleceu uma rotina intensiva de estudos noturnos, das 20h às 6h da manhã. Ao não ser aprovado diretamente no terceiro ano, ele ajustou sua estratégia, incluindo atividades físicas e priorizando o sono, o que, segundo ele, foi benéfico para sua saúde mental.
O vestibular do ITA oferece um total de 150 vagas, sendo 114 para a carreira militar e 36 para outros cursos. Com 9.075 inscritos neste ano, o ITA, localizado em São José dos Campos (SP), enfrenta uma alta concorrência. Do total de inscritos, 777 foram classificados para a segunda fase após a prova da primeira fase, que consistia em 60 questões de múltipla escolha em disciplinas como matemática, física, química, português e inglês. Para ser aprovado, os candidatos precisavam acertar pelo menos cinco questões em cada disciplina, com uma média geral de 50%.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba