resistiu o quanto pode

Último jornal impresso diário no Estado ‘Correio da Paraíba’ já tem data para fechar as portas, revela site campinense

A empresa apostou que o fechamento do principal concorrente, o Jornal da Paraíba, viria aumentar a circulação do Correio, o que de certo modo teria acontecido nos meses subsequentes a tal fato, mas as renovações de assinaturas e o contrato de novas não tem mais correspondido às expectativas, frustrando as metas, o mesmo acontecendo com o volume de publicidade, considerado baixíssimo nos últimos meses.

O portal campinense apalavraonline.com.br publicou o seguinte:

Último jornal impresso diário no Estado ‘Correio da Paraíba’ já tem data para fechar as portas

O chamado “último dos moicanos” da imprensa escrita diária estadual – jornal Correio da Paraíba – já está com data marcada para fechar definitivamente as suas portas, seguindo o mesmo lastimável e irreversível caminho de ‘O Norte’, ‘Diário da Borborema’ e ‘Jornal da Paraíba’, que pararam de circular em meio à crise do setor e o avanço inexoravelmente veloz da internet com suas redes sociais, seus blogs e portais de notícias.

Influente colaborador da empresa detentor de espaço no jornal informou que a direção do Sistema Correio decidiu que em AGOSTO, acaso as contas do veículo não saiam do vermelho, o que estaria acontecendo há pelo menos seis meses, o martelo será batido.

O informante revelou ainda que salários da equipe – oficinas e redação – em sua maioria estão atrasados e que há uma dívida gigante junto ao fornecedor de papel, hoje o principal e mais caro insumo da produção.

A empresa apostou que o fechamento do principal concorrente, o Jornal da Paraíba, viria aumentar a circulação do Correio, o que de certo modo teria acontecido nos meses subsequentes a tal fato, mas as renovações de assinaturas e o contrato de novas não tem mais correspondido às expectativas, frustrando as metas, o mesmo acontecendo com o volume de publicidade, considerado baixíssimo nos últimos meses.

No começo deste ano, já sentindo os efeitos da crise provocada pela internet, o Sistema Correio deflagrou desastrada campanha publicitária na tentativa de dar sobrevida ao jornal, mas deu com os chamados “burros n’água” ao atacar fortemente as mídias digitais provocando inclusive violenta nota de repúdio da AMIDI, a associação que representa portais e blogs no Estado.

Para a Associação de Mídia Digital do Estado da Paraíba a campanha publicitária do ‘Correio da Paraíba’, assinada pela Agencia Sala 10, tentou de forma pejorativa ofender empresas legitimamente constituídas do ramo e profissionais de jornalismo do segmento – o ciberjornalismo.

Segundo o empresário Fábio Targino, diretor presidente da associação, a campanha não encontrou eco nos números do consistente crescimento do setor e nem amparo no acesso em tempo real dos milhões de leitores, o que atesta o alcance, a credibilidade e o profissionalismo de todos os que militam de forma digna e honrada nesse campo do novo jornalismo.

“Eventuais desvios existem em qualquer meio, mas não dão o direito, por exemplo, que o nosso aponte o jornal impresso como adepto da prática de noticiar fatos incompletos, disseminar boatos ou cometer erros. Aí está o pecado central das peças produzidas contra o meio digital: a pouco inteligente e indecente generalização”, dizia o texto.

A UNIÃO

Com o provável fechamento do Correio da Paraíba, ficará em circulação apenas o centenário jornal A União, do Governo do Estado.

A  redação do Polemicaparaiba ligou para o Sistema Correio para confirmar a informação e não obteve resposta.

Fonte: A Palavra
Créditos: http://apalavraonline.com.br/noticia/Ultimo-jornal-impresso-diario-no-estado-correio-da-paraiba-ja-tem-data-para-fechar-as-portas.html