De acordo com a prefeitura de João Pessoa, a vacinação contra a Covid-19 será suspensa neste domingo (27). A ação acontecerá em decorrência da desinfecção dos locais de imunização ativos. A previsão é que a aplicação das doses seja retomada na segunda-feira (28).
De acordo com Alline Grisi, diretora de Vigilância em Saúde, a suspensão não compromete o andamento do processo. “Tivemos um bom adiantamento durante o Corujão com a primeira dose. Neste sábado também realizamos a vacinação de grávidas, puérperas e pessoas que foram tomar a sua segunda dose. Precisamos dar esta pausa para garantir ainda mais a segurança sanitária de todos os pontos de vacinação e retomar na segunda-feira com tranquilidade”, afirmou.
Dados do Corujão
Durante o ‘Corujão’, que durou 24 horas e foi encerrado na manhã deste sábado (26), mais de 20 mil pessoas com a primeira dose. Os dados são da secretaria de Saúde. Ao todo, foram aplicadas 433.282 doses, correspondendo a 59,8% da população maior de 18 anos (conforme dados da Justiça Eleitoral).
Agendamento
A Secretaria Municipal de Saúde tem reforçado o alerta para que as pessoas realizem o agendamento prévio da vacinação através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com o agendamento, aberto por volta das 19h que antecede o dia da vacinação, o cidadão garante que será vacinado no local indicado, com agilidade e segurança.
Transporte gratuito
As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, respectivamente. Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa. O código que deverá ser inserido no aplicativo Uber é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.
Solidariedade
Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.
Fonte: T5
Créditos: Polêmica Paraíba