nesta sexta-feira

João Pessoa inicia vacinação de pessoas com comorbidades acima de 50 anos; saiba como funcionará

A Prefeitura de João Pessoa inicia nesta sexta-feira (30) a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca em pessoas com comorbidades acima de 50 anos e trabalhadores de saúde acima de 40 anos.

A Prefeitura de João Pessoa inicia nesta sexta-feira (30) a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca em pessoas com comorbidades acima de 50 anos e trabalhadores de saúde acima de 40 anos. Além disso, a dose reforço da vacina Butantan também é aplicada em quem tomou a 1ª dose até 4 de abril.

As comorbidades atendidas incluem hipertensão, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com obesidade grau 3 – IMC >40. É preciso uma documentação que comprove suas condições. De acordo com a prefeitura de João Pessoa, os documentos ficarão retidos e disponíveis para averiguação do Ministério Público.
O público com comorbidades é atendido mediante agendamento em 23 ginásios, das 8h às 12h, e três postos do tipo drive thru, das 9h às 15h.
A dose de reforço da Butantan/Coronavac, para as pessoas que tomaram a primeira dose até o dia 4 de abril, independente da idade são aplicadas em dois pontos do modelo drive thru, 9h às 15h. Eles ficam na Igreja Universal do Reino de Deus e na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Coronavac (2ª dose para quem tomou a 1ª até o dia 4 de abril)

Drive thru – 9h às 15h
Igreja Universal (Expedicionários)
UFPB – acesso pelo HU (Castelo Branco)

Astrazeneca (1ª dose)

Drive thru – 9h às 15h
Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)
Mangabeira Shopping (Mangabeira)
Unipê (Água Fria)

Ginásios – 8h às 12h
Distrito Sanitário I
Escola Lynaldo Cavalcanti (Bairro das Indústrias)
Escola Anayde Beiriz (Bairro das Indústrias)
ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas)
Escola Dom José Maria Pires (Oitizeiro)
Escola Professor Oscar de Castro (Cruz das Armas)

Distrito Sanitário II
Escola Francisco Pereira (Cristo Redentor)
Escola Raimundo Nonato Batista (Gramame)
Escola Fernando Milanez (Colinas do Sul)
Escola Darcy Ribeiro (Funcionários II)

Distrito Sanitário III
Escola Dom Helder (Valentina Figueiredo)
Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)
Escola Radegundes Feitosa (José Américo de Almeida)
Escola Quilombola Antônia do Socorro Silva Machado (Paratibe)
Escola Professor Afonso Pereira da Silva (Cidade Verde II)
Escola Olívio Ribeiro Campos (Bancários)

Distrito Sanitário IV
Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)
Escola Luiz Augusto Crispim (Bairro dos Ipês)
Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Jaguaribe)
Escola Violeta Formiga (Mandacaru)

Distrito Sanitário V
Escola Leonel Brizola (Tambauzinho)
Escola Seráfico da Nóbrega (Tambaú)
Escola Chico Xavier (Jardim Oceania)
Centro da Pessoa Idosa (Altiplano)

Documentos

Quem for tomar a vacina é imprescindível levar documento oficial com foto, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. O título de eleitor, como comprovação de residência na cidade, é opcional. Para o reforço é necessário levar o cartão de vacinação com a primeira dose.
Os trabalhadores de saúde que irão tomar a vacina devem apresentar os seguintes documentos, devendo levar cópias para ficarem retidas: carteira do conselho profissional mais a declaração que comprove o trabalho direto com síndrome gripal ou contracheque.
A Secretaria Municipal de Saúde passou a exigir também comprovante de residência para aplicar a vacina.
Grande parte do grupo formado por idosos institucionalizados, a partir de 60 anos, e os trabalhadores das instituições de longa permanência já foi vacinado. Porém, o agendamento para a vacinação desses idosos com restrições de locomoção continua sendo realizado pelos telefones 3214-7219 e 3214-7971.

É preciso que o grupo especial, de pessoas com comorbidade, levem uma documentação que comprove suas condições. De acordo com a prefeitura de João Pessoa, os documentos ficarão retidos e disponíveis para averiguação do Ministério Público.
Agendamento

Segundo o município, o ideal é que as pessoas que serão vacinadas façam o agendamento na plataforma da prefeitura – com site e o aplicativo ‘Vacina João Pessoa’. A ação pode evitar a formação de filas de veículos.
Quem não fizer o agendamento, também pode ir até a um dos pontos indicados.
Transporte gratuito

As pessoas que precisarem se deslocar de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo da Paraíba, respectivamente.
Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão deve acessar o aplicativo na categoria 99 Pop e inserir o código promocional ‘Promocodes’, que será destinado exclusivamente para o transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa.
Já na parceria com o aplicativo Uber, o código que deve ser inserido nas viagens é o “vacinapb” e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Fonte: POLÊMICA PARAÍBA
Créditos: G1 GLOBO