saúde

João Azevêdo inaugura Centro de Atendimento ao Autista em João Pessoa que irá disponibilizar 300 vagas

A equipe é formada por profissionais nas áreas de Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Educação Física, além de Serviço Social.

O governador João Azevêdo inaugurou, nesta sexta-feira (27), em João Pessoa, o Centro de Atendimento ao Autista, um espaço inovador de gestão pública que vai fortalecer o atendimento de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de uma plataforma multidisciplinar multidisciplinar, envolvendo profissionais de diversas áreas que realizam o processo terapêutico visando à qualidade de vida e à autonomia das pessoas com TEA.

A equipe é formada por profissionais nas áreas de Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Educação Física, além de Serviço Social. O equipamento também vai desenvolver um trabalho diferenciado, ofertando aos usuários a disponibilidade do acompanhamento de profissionais especialistas em TEA, bem como o treinamento parental, formação continuada com a equipe técnica e a articulação com os demais serviços da Rede de Atenção às Pessoas com Deficiência, especialmente os serviços da Rede de Proteção Social do Estado.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de entregar à população mais um equipamento que garante inclusão social e cuidado com as pessoas. “Eu tenho muito orgulho de participar de ações como essas e o nosso governo tem se caracterizado pela abertura de serviços com foco no social, a exemplo do Centro de Referência da Igualdade Racial, do Núcleo de Atendimento para Pessoa com Deficiência em Campina Grande, do programa de Restaurantes Populares e do Escritório Social. Este ano, o nosso foco maior foi cuidar da nossa população e não paramos em todo esse período. Ao mesmo tempo em que cuidamos das pessoas na pandemia, tivemos a oportunidade de fazer um conjunto de políticas de inclusão social, e o serviço que entregamos hoje oferecerá um nível excelente de atendimento e sabemos da quantidade de pessoas que serão beneficiadas”, comentou.

A primeira-dama Ana Maria Lins destacou a importância da abertura do primeiro Centro de Atendimento ao Autista. “Nesse local vamos ter as condições de disponibilizar um atendimento qualificado, com profissionais especializados, garantindo a inclusão e a autonomia das pessoas diagnosticadas com autismo e de suas famílias. A implantação do Centro demonstra o compromisso do governo com políticas públicas voltadas para quem mais precisa do nosso olhar atencioso”, frisou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, afirmou que a implantação de um serviço específico para atendimento ao autista representa um marco na gestão estadual.

“O governador João Azevêdo tem um olhar generoso para as políticas públicas e sociais e sabemos que o número de diagnóstico de pessoas com autismo aumentou no mundo e no Brasil e na Paraíba não é diferente. A nossa intenção é fortalecer e aprimorar esse serviço e a nossa ideia é ampliar essa oferta para espalhar esse atendimento por toda a Paraíba para garantir que outras regiões do Estado tenham acesso a essa ação na medida em que os recursos sejam viabilizados”, pontuou.

A presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), Simone Jordão, evidenciou que a abertura do Centro de Atendimento ao Autista é resultado de um trabalho articulado entre órgãos do governo. “A Funad participa de todo esse processo. Nós elaboramos o projeto, pensamos na concepção do serviço, baseado na experiência que já temos e no espaço que tínhamos à disposição, dando evasão a uma lista de espera, pois o diagnóstico de pessoas com autismo é crescente. A oferta desse serviço é de grande relevância porque vai ser mais um ponto de atenção da Rede que disponibilizará um número significativo de atendimento. Nós já atendemos mais de 400 pessoas na Funad e o Governo do Estado oferta mais um equipamento para as pessoas que precisam desse espaço que representa a concretização de um sonho, graças ao trabalho do governador e ao empenho do secretário Tibério Limeira”, disse.

A coordenadora geral do Centro de Atendimento ao Autista, Camila Carneiro, enalteceu a qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais que também irá oferecer o treinamento parental. “Aqui as pessoas vão ter acesso aos serviços de reabilitação. Nós já iniciamos o atendimento e acompanhamento de forma remota. Diversas pessoas já realizaram o cadastramento e passaram pelo processo de anamnese e os profissionais já estão, a partir do Projeto Terapêutico Singular, passando as orientações para as famílias, seguindo todas as orientações técnicas em virtude da pandemia do coronavírus”, explicou.

Mãe de criança diagnosticada com autismo e fundadora da Associação de Pessoas com Autismo no bairro do Geisel, Elaine Araújo falou da emoção de presenciar a abertura de um espaço que contribuirá com a autonomia dos autistas. “Essa é a realização de um sonho que todos nós pais temos por ser uma estrutura pública pronta para nos ajudar porque hoje a maioria das terapias é cara. Esse é um serviço voltado para quem mais precisa, sabemos que o autismo não tem cura e um Centro como esse ajuda os nossos filhos a ter independência em coisas básicas de uma rotina, pois as terapias contínuas são necessárias e essenciais”, argumentou.

Fonte: Secom – PB
Créditos: Secom-PB