Cabedelo vai ganhar, em breve, novos e confortáveis abrigos de ônibus. A assinatura da ordem de serviço para o início da construção das paradas foi realizada nesta quarta-feira (06), na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob),
Ao todo, serão construídos 20 abrigos, que vão proporcionar maior conforto e segurança aos usuários, com um foco especial em pontos estratégicos, incluindo 14 ao longo da BR-230 e 6 distribuídos nas demais regiões da cidade.
As obras, que estão programadas para começar já neste mês de dezembro, representam um investimento próprio de mais de R$ 515 mil. As novas paradas vão contribuir para a valorização das vias públicas e para a criação de um ambiente urbano mais moderno e acolhedor.
“A construção dessas paradas de ônibus é uma reivindicação antiga da população e evidencia o nosso compromisso em melhorar a qualidade do transporte público e proporcionar mais conforto aos cidadãos. Além de atender às necessidades dos usuários, essa ação também contribui para a melhoria da infraestrutura urbana de Cabedelo. Com as novas paradas de ônibus, pela pela primeira vez na história da cidade, os moradores e usuários poderão aguardar o transporte de forma digna, segura e confortável. A escolha estratégica dos locais de instalação reflete o compromisso da administração municipal em atender às necessidades dos cidadãos em diferentes partes da cidade”, destacou o prefeito Vitor Hugo.
Com previsão de término em 180 dias, o projeto visa não apenas melhorar a infraestrutura das paradas de ônibus, mas também otimizar a experiência dos passageiros, tornando o transporte público mais eficiente e agradável. A escolha estratégica dos locais de instalação reflete o compromisso da administração municipal em atender às necessidades dos cidadãos em diferentes partes da cidade.
Segundo a Semob, novas paradas devem ser construídas conforme forem avançando as obras de triplicação da BR-230 na cidade. O Secretário de Mobilidade Urbana, Inácio Bento de Morais Junior, destaca a importância dessas melhorias para a mobilidade urbana local.
“Estamos empenhados em proporcionar um serviço de transporte público de qualidade e a instalação desses abrigos é um passo significativo para alcançar esse objetivo. Com esse investimento, buscamos oferecer mais comodidade aos passageiros e tornar o sistema de transporte mais eficiente e acessível a todos”, finalizou.
Abrigos acessíveis e informativos – Os abrigos serão construídos em concreto armado e ornados com vegetação nativa, para maior conforto climático. As paradas serão compostas por totens informativos, contendo mapas e informações turísticas em braile. Além disso, todos os abrigos terão acessibilidade para pessoas com deficiência, com piso tátil direcional e de alerta.
Também presente na solenidade de assinatura da ordem de serviço, a primeira-dama do município de Cabedelo, Daniella Ronconi, comentou sobre a luta pela realização dessa obra e chamou atenção para as características de acessibilidade e inclusão nos futuros abrigos de passageiros.
“Conseguimos tirar do papel esse projeto que, desde sua concepção, foi pensado para que houvesse redução de despesas com manutenção e ainda vai satisfazer requisitos na área de turismo – com identificação e mapa da cidade, meio ambiente – com ornamentos ecológicos e, principalmente, a área de inclusão e acessibilidade – onde todos os abrigos terão mapas da cidade com descrição em braille, piso tátil, espaço inclusivo e altura de bancos adequados para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. É um sonho que está se materializando”.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba