A Finlândia é reconhecida pela qualidade do ensino e lidera diversos rankings de educação, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com base nos dados dos principais testes internacionais que medem a qualidade de ensino no mundo: Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (Pisa), Tendências Internacionais nos Estudos de Matemática e Ciência (Timms) e avaliações do Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização e Leitura (Pirls).
O método Innopeda (Innovation Pedagogy) desenvolvido pela Universidade Turku Amk, será implementado no Ensino Fundamental do ISO Colégio e Curso a partir de 2020. A metodologia busca criar cidadãos inovadores, aptos a trabalharem em equipe, serem proativos, criativos, críticos e criarem network. Para isso, os ambientes de ensino passam a ser mais versáteis, com novos metódos de aprendizagem, trabalhos em grupo e currículos flexíveis.
“Desde seu surgimento, o ISO Colégio e Cursos busca trazer para os alunos o que há de melhor na educação mundial. Somos líderes de aprovação no Enem na Paraíba, mas também nos preocupamos com o tipo de profissionais e seres humanos que formamos. Por isso, buscamos uma parceria com a Finlândia, maior referência mundial de educação e somos o primeiro colégio no Brasil a adotar essa metodologia,” analisa Zé Antônio, diretor do ISO Colégio e Cursos.
Os ambientes multidisciplinares são peça-chave para o êxito no processo de inovação na educação. A metodologia encoraja os estudantes a serem parte do processo de inovação e também estimula o empreendedorismo. O pré-requisito para uma nação habilidosa é que a qualidade da educação seja considerada uma prioridade em todos os níveis educacionais, da escola primária até o ensino superior. A base para a aprendizagem ao longo da vida é criada durante a educação inicial e básica.
“A metodologia Innopeda (Innovation Pedagogy) promove de uma maneira sustentável e inovadora, uma nova cultura de aprendizagem, permitindo que o aluno tenha um nível de conhecimento mais abrangente sobre diferentes tópicos. Errar e falhar também fazem parte do processo de aprendizagem. Os estudantes precisam desenvolver habilidades pessoais além das competências de estudo, para assim desempenhar um papel ativo e responsável na sua própria aprendizagem e na sociedade. Habilidades e atitudes serão as forças diferenciadoras de sucesso”, explica Juliana Piispa, assistente de projetos de graduação em negócios internacionais online e Innopeda.
Com as revoluções tecnológicas, o processo de aprendizado passou por grandes transformações. O professor não é o único detentor do conhecimento, o que muda a dinâmica na sala de aula. No Innopeda (Innovation Pedagogy), a tarefa de qualquer professor em todos os níveis deve ser ajudar os alunos a identificar seus pontos fortes, explorando seus talentos quando estiverem no início de seu caminho educacional.
A nova metodologia utilizada pelo ISO irá direcionar uma participação mais ativa dos estudantes desde o Ensino Fundamental. Na prática, isso significa, por exemplo, que os alunos iräo trabalham em ambientes de aprendizagem autênticos, e frequentemente em grupos multidisciplinares. Os estudantes terão a oportunidade de criar, testar, implementar, avaliar e se comunicar em um ambiente de aprendizagem mais colaborativo. O objetivo da mudança é gerar competências que abrirão caminho para um futuro mais sustentável e equitativo, onde toda a vida é respeitada.
https://innopeda.turkuamk.fi/language/en/home/
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria