Vacinação

Isabel Sarmento fala sobre importância dos métodos preventivos no combate a H1N1

A gerente executiva da Agência de Vigilância Epidemiológica do Estado, Isabel Sarmento, concedeu na noite desta quinta-feira(26) uma entrevista para o jornalista Gutemberg Cardoso e falou sobre a campanha de vacinação contra o vírus da gripe H1N1 que se iniciou na última segunda-feira(23).

A gerente executiva da Agência de Vigilância Epidemiológica do Estado, Isabel Sarmento, concedeu na noite desta quinta-feira(26) uma entrevista para o jornalista Gutemberg Cardoso e falou sobre a campanha de vacinação contra o vírus da gripe H1N1 que se iniciou na última segunda-feira(23). Ela falou sobre a importância da vacinação e de outras medidas preventivas que podem ser tomadas pela população para evitar o contágio.

Segundo Isabel a população pode permanecer tranquila, pois apesar de estarmos vivendo um período chuvoso na Paraíba, não há indícios de uma epidemia da doença em nosso estado e a agência segue combatendo a disseminação do vírus. Ela aproveitou para alertar a população do estado sobre a importância de medidas preventivas como lavar as mãos frequentemente, evitar coçar os olhos e o uso de lenços de papel.

A gerente também pediu para todos aqueles que apresentarem sintomas de um quadro gripal que fiquem em casa e evitem o contato com grandes grupos de pessoas em ambientes fechados como escolas ou locais de trabalho. Segundo Isabel os indivíduos podem estar com o vírus incubado em seus corpos sem que demonstrem nenhum tipo de sintoma, o que os leva a transmitirem o vírus de forma inconsciente.

Isabel fez questão de ressaltar que esta campanha de vacinação ocorre todos os anos e que as pessoas que foram vacinadas em 2017 seguem imunizadas e por isso não é necessário que a população paraibana não precisa desesperar-se em busca das vacinas, pois todos serão vacinados dentro do prazo estipulado.

Confira as datas da vacinação por grupos:

23/04 a 04/05 – Trabalhadores de Saúde da rede hospitalar, UPA e SAMU;
25/04 – Início da vacinação dos trabalhadores de saúde, gestante e puérperas nas USFs;
30/04 – Início da vacinação de crianças, idosos, portadores de doença crônica;
07/05 – Inicio da vacinação dos professores de escolas públicas e privadas
12/05 – Dia “D” todos os grupos prioritários
Contraindicações – A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba