Os investimentos realizados pelo Governo da Paraíba na área de tecnologia e inovação ganharam destaque, nessa terça-feira (19), no CNC Innovation Day Paraíba, como também o Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação. O evento, que aconteceu no Intermares Hall, em Cabedelo, foi uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba (Fecomércio PB) em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), visando fomentar o relacionamento com o ecossistema local de tecnologia e inovação, por meio de palestras, painéis, cases de sucesso, tendências e inovação para o comércio de bens, serviços e turismo.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), Claudio Furtado, apresentou as ações no painel ‘Inovação para o desenvolvimento econômico na Paraíba’, e, entre outros temas, destacou os investimentos do Governo da Paraíba em pesquisa e desenvolvimento (P&D), pós-graduação, editais para projetos inovadores e sobre o Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação (PTHI), que, através de vários editais, já habilitou diversas startups.
“O crescimento no cenário tecnológico e inovador da Paraíba também é fruto dos investimentos que o Governo do Estado tem realizado na área, não só no polo em João Pessoa com o Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, mas também em outros polos de diversas localidades, por meio de editais e programas que vêm criando startups e fortalecendo o apoio de empresas que são importantes para o desenvolvimento do estado”, evidenciou.
Outro momento importante do CNC Innovation Day Paraíba foi a participação de duas startups oriundas do edital “Conectando Startups: Tecnologias Educacionais e Turismo Sustentável”: a Neoron e a WeGuide, que apresentaram a história de sucesso das empresas; como também a Rota 83, do edital “Ideias inovadoras”, pré-incubada em 2021, em uma das primeiras ações do Programa PTHI. Todos os editais são financiados pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB).
O CNC Innovation está acontecendo em vários estados brasileiros e teve na terça-feira a sua versão paraibana. O CNC Inovation promove diálogo entre as instituições comerciais, industriais, instituições acadêmicas e o poder público sobre a inovação no varejo e o fortalecimento das conexões no ecossistema local de inovação.
“Nós vimos aqui a reunião de um setor muito importante da nossa economia, que é o comércio varejista, com outros segmentos e com várias startups, inclusive três delas apoiadas por editais da Secties através do PTHI. Eventos como o CNC Innovation promovem a necessária interação entre os setores do ecossistema de inovação e esse diálogo é muito fértil e produtivo, pois amplia a comunicação e estimula a busca de soluções entre as pessoas e as instituições que operam no nosso ecossistema”, ressaltou Claudio Furtado.
Para Leonardo Ebling, da empresa Neoron, esta foi uma “excelente oportunidade de expor para um público que é essencial, através de um pitch rápido, mostrar as soluções que conseguimos estruturar através de chatbots (plataforma digital de conversação), a gestão de informação. Agradecemos muito à Secties e ao PTHI por mais essa oportunidade, que foi fundamental na formação e orientação para o posicionamento da Neoron no mercado”.
Já para a empresária Laís Catarine, da WeGuide, o Programa PTHI assegurou o desenvolvimento da empresa. “Com o programa nós começamos a entender como modelar e viabilizar o nosso negócio que é oferecer todos os recursos necessários para melhorar o atendimento dos guias de turismo com os seus clientes. Hoje, tivemos essa excelente oportunidade de mostrar o nosso produto para um público diverso”, contou.
Startups participantes do CNC Innovation Day Paraíba
1. Neoron: Startup que desenvolveu uma plataforma de inteligência conversacional automatizada, conhecida como chatbots. Sua atuação se concentra nos setores de saúde, educação e mercado imobiliário. Os chatbots da Neoron têm o potencial de otimizar o atendimento ao cliente e melhorar a eficiência operacional e a qualidade das respostas nos setores em que atua.
2. Weguide: Guia de turismo em rede: Plataforma digital multilateral que capacita guias e condutores de turismo promovendo a interação digital e estimulando o empreendedorismo no setor.
3. Rota 83: Realidade aumentada e inteligência artificial, uma plataforma que presta serviços essenciais ao turista usando a tecnologia para acelerar o processo de comunicação e conhecimento entre o turista e a cidade ou local que ele pretende conhecer.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria