A pedido do Ministério Público, pelo menos 17 internos do Centro Socioeducativo Lar do Garoto, em Lagoa Seca, serão transferidos para outras unidades educativas em João Pessoa e Sousa. A transferência foi iniciada logo nas primeiras horas desta quinta-feira (8), segundo informações da diretoria da unidade em Lagoa Seca.
Dez internos já estão no Centro Educacional Edson Motta, em João Pessoa. Eles deixaram o Lar do Garoto em um ônibus, escoltado por viaturas da Polícia Militar. O horário de transferência dos demais internos não foi divulgado, mas devem ser transferidos ao longo do dia para o Centro Educacional do Adolescente (CEA), em Sousa.
O pedido de transferência do Ministério Público faz parte do plano para reduzir a quantidade de adolescentes e jovens da unidade, diminuindo a superlotação no Lar do Garoto, onde uma rebelião no último sábado (3) deixou sete mortos e feridos, além da fuga de alguns internos. Ontem mais quatro jovens fugiram da unidade. Um foi capturado logo depois. Os demais seguem foragidos.
A Polícia Militar reforçou a segurança dentro do Centro Socioeducativo Lar do Garoto, após solicitação e autorização do juiz de direito da Vara da Infância e Juventude da comarda de Campina Grande, Algacyr Rodrigues Negromonte. O juiz também solicitou a realização de uma operação pente fino nas dependências da unidade para localizar objetos ilícitos.
Fonte: Parlamento PB