Após uma breve pausa, o Instrumental Sesc Brasil, projeto que há mais de 40 anos apresenta um vasto painel da música instrumental brasileira em suas diversas vertentes, retoma sua programação semanal em janeiro, com os convidados Wiener Choro Ensemble, Bina Coquet Quarteto, Aline Gonçalves Quinteto e Jazz Rural Paulista. Os shows são gratuitos e acontecem sempre às terças-feiras, 19h, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação.
Para abrir a temporada, no dia 10 de janeiro, o grupo Wiener Choro Ensemble, direto de Viena, traz o repertório de seus álbuns Viena Brasileira (2021) e Batutas (2022), que remetem às raízes do choro, do samba e da bossa nova, celebrando grandes compositores brasileiros como Jacob do Bandolim, Baden Powell e Benedito Costa. No show, o grupo também dialoga com jazz e a música de concerto, além de apresentar composições autorais. O quarteto é formado pelos músicos Antônio de Pádua (cavaquinho, violão de 7 cordas, trompete), Marco Antônio da Costa (violão de 7 cordas e cavaquinho), João Vítor (flauta) e Roberta Karin (percussão).
Na terça seguinte, dia 17, é a vez do violonista e compositor Bina Coquet, um dos maiores representantes brasileiros do jazz manouche, gênero do jazz criado na década de 1930 pelo cigano belga, radicado em Paris, Django Reinhardt. No show, o músico apresenta releituras de compositores como Luís Gonzaga e Noel Rosa e composições autorais, com frevo, tango, xote, bolero, maxixe e swing no estilo de Django. Com Bina Coquet (violão), Nando Vicencio (violão e contrabaixo), Danilo Vianna (contrabaixo) e Conrado Bruno (trombone).
No dia 24, a flautista e compositora carioca Aline Gonçalves se apresenta com o repertório de seu mais recente álbum, Pacífico, em um show que mistura baiões, huaynos, currulaos, toadas e chacareiras, inspirado na musicalidade de Nossamérica e no oceano que a banha. Nos palcos, Aline (sopros e direção musical) é acompanhada pelos instrumentistas Lourenço Vasconcellos (bateria), Maria Clara Valle (violoncelo), Renata Neves (violino) e Pedro Pereira (violão e guitarra), com participação especial de Louise Woolley (piano).
E no dia 31, o ISB recebe o show Jazz Rural Paulista, com o coletivo Mapa-Mudo, apresentando repertório de disco-livro homônimo inspirado na pesquisa profunda de Mário de Andrade sobre a música tradicional de São Paulo, contendo registros de samba rural, danças de Santa Cruz, cateretês e congadas, entre outras vertentes musicais da cultura popular. O show é uma conversa entre sons contemporâneos, estilos do passado paulista, viola caipira, piano, caixa de folia, contrabaixo, violoncelo, bateria e sopros. Com Enrique Menezes (direção artística, flautas e viola), Daniel Grajew (piano), Ricardo Zohyo (contrabaixo), João Fideles (bateria) e Diogo Maia (clarinete/clarone).
Para assistir aos shows, não é necessário ser matriculado no Sesc; basta retirar o ingresso na bilheteria do Sesc Consolação a partir das 14h ou no portal sescsp.org.br, a partir das 12h, no dia de cada apresentação.
Transmissão ao vivo e interação com o público
Para aqueles que preferirem, as apresentações são transmitidas ao vivo no canal do YouTube do Instrumental Sesc Brasil (www.youtube.com/
Inscreva-se também no canal https://www.youtube.com/sescsp e fique por dentro de toda a programação que acontece nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Basta ter uma conta gratuita no Google.
Instrumental no SescTV
Aos domingos, às 21h30, no canal do SescTV, são transmitidos os shows do ISB que aconteceram nos últimos anos. Nessas transmissões, o público tem a oportunidade de acompanhar diversos artistas que fizeram parte do projeto.
Assista aos shows gravados do Instrumental Sesc Brasil e ao programa Passagem de Som, todo domingo, às 21h30 em sesctv.org.br/agoranatv. A programação também está disponível em operadoras de TV por assinatura e via satélite, em todo o Brasil.
Para sintonizar o SescTV:
Assista em sesctv.org.br, via satélite ou consulte sua operadora de TV paga.
Nas redes sociais: @sesctv
Teatro Anchieta
O Teatro Anchieta já foi considerado o melhor teatro da cidade pela VEJA SP, em 2008. Localizado no Sesc Consolação, primeira unidade construída do Sesc São Paulo, foi projetado pelo arquiteto Aldo Calvo e pelo paisagista Roberto Burle Marx, que também assina a cortina. É conhecido por memoráveis apresentações teatrais, de dança e da música, como o concerto de Guiomar Novaes (1894-1979) – uma das maiores pianistas brasileiras da história – em 1967, em sua inauguração. O Teatro possui 280 lugares, inclusive assentos para pessoas com necessidades especiais, e abriga uma programação diversificada de música, teatro, dança e conferências. Em seu foyer há uma cafeteria e banheiros acessíveis.
Serviço
INSTRUMENTAL SESC BRASIL
Wiener Choro Ensemble
Terça, 10 de janeiro, às 19h
Teatro Anchieta
Grátis*
Livre
Direto de Viena, o grupo Wiener Choro Ensemble apresenta o repertório dos seus álbuns Viena Brasileira (2021) e Batutas (2022). O quarteto é formado pelos músicos Antônio de Pádua (cavaquinho, violão de 7 cordas, trompete), Marco Antônio da Costa (violão de 7 cordas e cavaquinho), João Vítor (flauta) e Roberta Karin (percussão).
Bina Coquet Quarteto
Terça, 17 de janeiro, às 19h
Teatro Anchieta
Grátis*
Livre
O violonista e compositor Bina Coquet (violão), acompanhado de Nando Vicencio (violão e contrabaixo), Danilo Vianna (contrabaixo) e Conrado Bruno (trombone), traz releituras de compositores como Luís Gonzaga e Noel Rosa e composições autorais, com frevo, tango, xote, bolero, maxixe e swing no estilo jazz manouche criado por Django Reinhardt.
Aline Gonçalves Quinteto
Terça, 24 de janeiro, às 19h
Teatro Anchieta
Grátis*
Livre
Passeando por sons da América Latina como baiões, huaynos, currulaos, toadas e chacareiras, a flautista e compositora Aline Gonçalves apresenta o repertório de seu mais recente álbum, Pacífico, acompanhada dos instrumentistas Lourenço Vasconcellos (bateria), Maria Clara Valle (violoncelo), Renata Neves (violino) e Pedro Pereira (violão e guitarra), com participação especial de Louise Woolley (piano).
Jazz Rural Paulista
Terça, 31 de janeiro, às 19h
Teatro Anchieta
Grátis*
Livre
Show do coletivo Mapa-Mudo, formado por Enrique Menezes (direção artística, flautas e viola), (direção artística, flautas e viola), Daniel Grajew (piano), Ricardo Zohyo (contrabaixo), João Fideles (bateria) e Diogo Maia (clarinete/clarone) referenciado no disco-livro Jazz Rural Paulista, inspirado pela pesquisa profunda de Mário de Andrade sobre tradições da cultura popular brasileiras.
*Ingressos disponíveis, a partir das 12h no portal sescsp.org.br ou das 14h na bilheteria do Sesc Consolação, no dia de cada apresentação.
SescTV
Nas redes sociais: @sesctv
Sesc Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo
600 metros do Metrô Higienópolis-Mackenzie
Informações: (11) 3234-3000
Facebook, Instagram e Twitter: /consolacao
Transmissão ao vivo em: youtube.com/
Horário de Funcionamento
Terça a sexta, das 10h às 21h30
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba