excelência

Instituto de Previdência de Cabedelo é eleito o mais eficiente da Paraíba

Gestão de excelência. É assim que o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (Ipsemc) vem sendo, ano após ano, reconhecido nacionalmente. Este mês, o órgão foi avaliado como sendo o 1º mais eficiente da Paraíba, durante a realização do Seminário Estadual de Previdência da AsprevPB, que aconteceu em João Pessoa, no começo de agosto.

Foto: divulgação

Gestão de excelência. É assim que o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (Ipsemc) vem sendo, ano após ano, reconhecido nacionalmente. Este mês, o órgão foi avaliado como sendo o 1º mais eficiente da Paraíba, durante a realização do Seminário Estadual de Previdência da AsprevPB, que aconteceu em João Pessoa, no começo de agosto.

O evento avalia a gestão previdenciária aos aspectos de estrutura de servidores, execução orçamentária, financeira e atuarial, a partir da compilação de 10 indicadores. Cabedelo se destacou com a mais alta pontuação, figurando em 1º lugar na Paraíba.

O reconhecimento se dá através dos índices oficiais divulgados pelas Entidades de Previdência (Abipem, Aneprem), Ministério do Trabalho e Previdência e pelo Tribunal de Contas da Paraíba (TCE/PB).

Dentre as conquistas do Ipsemc que o qualificam nacionalmente, estão o pioneirismo em alcançar o Certificação do Pró-Gestão Nível I e depois Nível III; o obtenção do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), considerado o mais importante documento previdenciário. O CRP atesta que o Ipsemc segue normas de boa governança/gestão e cumpre os critérios e exigências especificados na lei, fator que assegura o pagamento dos benefícios previdenciários.

“A busca pela excelência em uma organização pública envolve uma combinação de fatores e abordagens que visam a eficiência, eficácia e a prestação de serviços de alta qualidade aos cidadãos usuários. Dentre os elementos que destacam o Ipsemc estão Transparência e Prestação de Contas; a adoção de tecnologias avançadas para melhorado a eficiência dos processos e a qualidade dos serviços; a Reforma da Previdência, uma vez que Cabedelo foi o primeiro município a fazer a adequação a Emenda Constitucional 103/2019. Além disso, temos investido em treinamento, desenvolvimento e capacitação dos funcionários. O Ipsemc é certificado em Nível III, no Programa de Qualidade Nacional dos RPPS, e a adesão ao programa deu uma super padronização em todas as áreas de atuação. Trabalhar no âmbito desse alto padrão, exige um sacrifício imenso, trabalho duro e dobrado, mas tem levado a sinergias e soluções mais abrangentes. É importante observar que a excelência em uma organização pública não é um destino final, mas sim uma jornada contínua de melhoria. A combinação adequada desses elementos, adaptada às circunstâncias específicas da organização, pode ajudar a construir uma instituição pública que atenda efetivamente às necessidades dos cidadãos e alcance um alto nível de excelência. Este é o nosso propósito diário”, pontuou a presidente do Ipsemc, Léa Praxedes.

Excelência em gestão – Dentre as principais metas alcançadas em 2022, o Ipsemc apresentou a Manutenção do Certificado de Regularização Previdenciária (CRP) e do Nível III do Programa de Qualidade e Modernização dos Regimes Próprios de Previdência (Pro-Gestão RPPS). Além disso, o Instituto garantiu a manutenção dos critérios inerentes ao Equilíbrio Financeiro e Atuarial, do Censo Previdenciário e regularização de envio on-line de documentação ao Tribunal de Contas do Estado.

Também destacam-se entre as metas a Realização de Evento voltados a aposentados, pensionistas e pessoal da terceira idade; Reformulação do Portal do Instituto, com 85% alcançado em relação a 2021 e registro, tombamento e manutenção dos bens patrimoniais e materiais. O Planejamento estratégico para o exercício 2023, prevê metas como continuação dos programas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos, profissionalização dos servidores e atendimento regular às notificações do TCE e a Política de Segurança da Informação (PSI).

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba