provas

Inscrições para Programa Residência Médica no Hospital da Unimed João Pessoa estão abertas até 21 de janeiro

Provas acontecem no dia 30 de janeiro, às 8h, na faculdade Uniesp

Provas acontecem no dia 30 de janeiro, às 8h, na faculdade Uniesp

Hospital de referência em alta complexidade, o Alberto Urquiza Wanderley dá mais um passo pioneiro para se tornar um modelo de destaque na formação de profissionais de saúde. O maior hospital do plano de saúde Unimed João Pessoa recebeu o credenciamento do Programa de Residência em Medicina Intensiva junto à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e está com um edital aberto para a seleção de residentes para o programa 2022.

A CNRM é uma entidade formada pelos Ministérios da Saúde e Educação e por entidades médicas, como o Conselho Federal de Medicina. Ela é responsável pela regulamentação dos critérios e acompanhamento da modalidade de ensino de pós-graduação destinadas a médicos.

De acordo com o professor doutor André Telis de Vilela Araújo, coordenador do centro de ensino e pesquisa da Unimed JP, o novo programa de Residência Médica passa a integrar uma série de oportunidades de capacitação criadas e mantidas pelo Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW). “Nos próximos meses o hospital pretende incrementar estratégias de educação continuada de modo a manter seu corpo clínico sempre atualizado e treinado para garantir assistência da mais alta qualidade, baseada nas melhores e mais atualizadas evidências científicas. Bem como, pretendemos abrir oportunidades para que profissionais de saúde possam melhorar sua formação dentro de uma estrutura que já é modelo no cuidar e agora quer ser referência no formar”, destaca.

O médico e professor ressalta que, com a Residência em Medicina Intensiva, o HAUW atinge um novo nível de excelência, que é o de formação de profissionais capacitados para atuar em situações que trazem risco à vida dos pacientes. “Esse profissional será capaz de lidar com momentos de crise e de ser uma liderança dentro de sua equipe multidisciplinar, atuando em conjunto com os demais profissionais”, ressalta.

Para André Telis, esse compromisso de formar novos profissionais está ligado ao empenho da Unimed JP de oferecer a mais alta qualidade nos serviços prestados em suas unidades. “Todo processo vem sendo construído com bastante responsabilidade. É um momento de alegria dentro da operadora e, porque não dizer, da sociedade paraibana”, comenta.

O médico lembra que o anúncio dessa conquista coincide com a comemoração dos 50 anos da fundação da cooperativa, que ocorreu no dia 16 de dezembro de 2021. “Outro fator importante é que o primeiro Programa de Medicina Intensiva tem um significado especial para nós. Fomos destaque regional nos cuidados durante o enfrentamento da covid-19 e nossas UTIs tiveram performance de grandes serviços, com qualidade reconhecida pela sociedade”, explica.

A residência — são oferecidas três vagas para médicos e a formação em Medicina Intensiva dura três anos, período em que são amplamente abordadas as técnicas e processos para o cuidado de pacientes com diagnósticos delicados decorrentes de doenças ou agravos agudos à saúde. As inscrições estão abertas até o dia 21 de janeiro e podem ser feitas no site (http://www.Unimedjp.com.br/residenciamedica). As provas serão aplicadas em 30 de janeiro, às 8h, na faculdade Uniesp. Não há pré-requisito para inscrição.

André Telis ressalta que, de acordo com a Assessoria do Centro de Estudos e Pesquisas, a intenção é que gradualmente novos programas surjam e que sejam estabelecidos convênios com instituições de ensino, como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Assim tanto a sociedade ganha com a formação de mão de obra qualificada, quanto a operadora pode ampliar mais ainda uma de suas vocações: formar profissionais”, observa.

Sobre a Unimed JP – A Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além dos mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 155 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano.

Fonte: ASSESSORIA
Créditos: Polêmica Paraíba