O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, na manhã deste sábado (8), dois novos alertas climáticos de ventos e chuvas fortes para João Pessoa e mais 41 municípios paraibanos. Os alertas são válidos até às 10h deste domingo (9). O primeiro alerta do Inmet atinge os municípios de Alhandra, Caaporã, Conde, Juripiranga, Pedras de Fogo, Pitimbu e São Miguel de Taipu.
Nele, o Inmet afirmou que pode ocorrer chuva entre 30 e 60 milímetros por horas (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos variando entre 60 e 100 quilômetros por hora (km/h). Também existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta é válido até às 23h59 deste sábado.
No segundo comunicado, o Inmet prevê as mesmas condições climáticas do alerta anterior, mas com validade até às 10h deste domingo. Veja abaixo a lista de municípios atingidos.
Alhandra
Araçagi
Araruna
Baía da Traição
Bananeiras
Bayeux
Belém
Borborema
Cabedelo
Caiçara
Caldas Brandão
Capim
Conde
Cruz do Espírito Santo
Cuité de Mamanguape
Curral de Cima
Dona Inês
Duas Estradas
Guarabira
Gurinhém
Itapororoca
Jacaraú
João Pessoa
Lagoa de Dentro
Logradouro
Lucena
Mamanguape
Marcação
Mari
Mataraca
Mulungu
Pedras de Fogo
Pedro Régis
Pilar
Pilõezinhos
Pirpirituba
Riachão
Riachão do Poço
Rio Tinto
Santa Rita
São Miguel de Taipu
Sapé
Serra da Raiz
Sertãozinho
Sobrado
Tacima
Recomendações de segurança
De acordo com o Inmet, em caso de rajadas de vento a população não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é recomendado que se estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Outras recomendações do órgão são de que, se possível, aparelhos elétricos sejam desligados das tomadas, assim como seja feito o desligamento do quadro geral de energia.
Em caso de problemas com acúmulo de água ou inundações e deslizamentos a população deve acionar a Defesa Civil Municipal (pelo telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (no telefone 193).
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba