Jonathan Araújo, de 14 anos, é um dos participantes do Projeto “Codificar para Desenvolver” (CODE), da Prefeitura de João Pessoa em parceria com a Funetec-PB. A iniciativa promove a inclusão digital com aulas de programação para estudantes do ensino fundamental público na Capital.
Para Jonathan, o CODE é uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho. Ele até já desenvolveu o próprio aplicativo: um contador de tampinhas que tinha uma mecânica de mudar conforme o número ia aumentando. O aplicativo tinha o objetivo de promover um projeto da escola de coletar tampinhas de garrafa pet e ajudar na cirurgia de castração de animais de rua.
E ele não esconde o entusiasmo com a iniciativa: “já recomendei pra várias pessoas, e continuaria recomendando. Se a pessoa estiver interessada e quiser seguir uma carreira de programador, o CODE é uma das melhores formas de começar”, disse.
A Iniciativa Code foi lançada em março do ano passado de começar e já beneficiou 6,5 mil alunos da rede municipal de ensino. Com as aulas de programação, crianças e adolescentes estão tendo a oportunidade de desenvolver ambientes digitais, como sites e aplicativos. Os monitores recebem uma bolsa de estudos. É o caso do Jonathan. Graças a esse incentivo, o jovem programador vem ajudando nas despesas de casa.
Ah, e o CODE foi renovado para 2024 e aguarda a versão 2.0, que vai ser lançada em breve.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba