A Paraíba perdeu cerca de R$ 63,7 milhões em arrecadação de impostos no mês de abril deste ano em comparação com o mesmo mês no ano passado, de acordo com o segundo boletim da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) que avalia os impactos provocados pela Covid-19. O boletim está disponível no site da Sefaz e confirma a tendência de queda iniciada em março, quando começaram as medidas de isolamento social. Em abril, no comparativo, houve uma redução de 12,71% na arrecadação.
De acordo com o documento, em valores absolutos, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) foi o que teve maior retração, com queda de R$ 40,1 milhões em abril desde ano em relação a abril de 2019.
O ICMS no mês passado representou 95,41% da arrecadação própria do estado, uma vez que houve queda na participação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD).
Conforme os dados apresentados pela Sefaz, a maior queda percentual foi no ITCD, que arrecadou 78,93% a menos em abril deste ano. O IPVA teve uma retração de 50,57% e o IPVA uma redução de 8,78%.
Segundo o boletim, o desempenho da arrecadação no período não foi satisfatório, mas devido às dificuldades decorrentes da situação de pandemia e dos impactos das medidas de mitigação adotadas pelo Estado, o resultado representou um esforço da máquina arrendatória na busca dos recursos necessários à manutenção do serviço público.
Fonte: G1
Créditos: G1