O Hospital Municipal Valentina (HMV) registrou crescimento nos atendimentos, exames e procedimentos cirúrgicos eletivos em 2021, frutos de melhorias e inovações implementadas ao longo do ano. No hospital, que presta serviços diários, funcionando 24 horas, foram feitos mais de 58 mil atendimentos, 8.410 exames de imagens e 233 cirurgias eletivas, no período de janeiro a novembro de 2021.
Referência da rede pública em assistência pediátrica no município de João Pessoa, atendendo pacientes com até 17 anos, o Hospital do Valentina também priorizou o atendimento à pacientes da Covid-19. “Mesmo diante de mais um ano desafiador para gestão em saúde hospitalar, nós pudemos sentir os bons resultados nos números expressos e metas alcançadas que nos trás a sensação de dever cumprido e combustível para alcançarmos metas maiores em 2022”, comemora Darcy de Fátima, diretora geral da instituição.
Segundo ela, toda a equipe do hospital está empenhada em melhorar e continuar atendendo cada vez melhor a população e ainda prestando serviços especializados como a urgência psiquiátrica, que recebe pessoas com até 16 anos. Há ainda outros atendimento ambulatorial nas especialidades de otorrinolaringologista, pediatria, endocrinologista e dermatologista, além das cirurgias eletivas nas especialidades de otorrino e pediatria e exames laboratoriais, raio-X e ultrassom.
Entre as medidas que impulsionou a dinâmica do trabalho na unidade hospitalar, a diretora geral cita o aumento de pessoal nos setores de enfermagem, médicos e higienização, além das escalas na ala de psiquiatria e psicologia. “A disponibilização de teste Covid de antígeno e retorno gradativo das cirurgias eletivas e aumento do número de atendimentos também foram fundamentais para a melhoria de todo o sistema hospitalar”.
Estrutura – O HMV possui 30 leitos para pacientes com Covid; 22 para não Covid; 10 UTI e oito leitos para saúde mental, além de três salas de cirurgias para procedimentos; cinco leitos de observação Covid e dois leitos não–Covid na Urgência.
Melhorias – Este ano foram instalados dois consultórios para atendimento de síndrome respiratória; feitas adequações na sala de ultrassonografia; recuperação de uma das salas do bloco cirúrgico que estava sem condições de uso; instalação do carro de anestesia; adequação da sala da nutrição para armazenamento de fórmulas infantis; organização da sala da nutrição para insumos, instalação de portas de vidro de acesso entre as alas Covid e não Covid, melhorando a visualização e o controle entre as áreas.
O HMV recebeu, também, equipamentos e utensílios para o Parque Tecnológico que promoveram maior suporte no atendimento no ano de 2021 como 10 ventiladores pulmonares; dois monitores multiparâmetros, três aparelhos de ar condicionado, além de geladeira, liquidificador industrial, cortina de ar, enceradeira industrial, carro de anestesia e instalação de um CR.
Este ano, foi realizada, ainda, em parceria com a Semob, a revitalização da sinalização da área do estacionamento do hospital, melhorando a acessibilidade e o fluxo de entrada e saída de ambulâncias, veículos particulares e pedestres, bem como de vagas disponíveis.
Joanne Carolina Rodrigues, técnica de enfermagem tem no Hospital Municipal do Valentina uma referência quando os filhos adoecem. São três, de nove, sete e cinco anos. Esta semana, infelizmente, Sofia, de nove anos, foi trazida a unidade devido dor de ouvido, por conta de uma formiga que entrou no local. “O atendimento, em geral, é bom, rápido e os médicos e enfermeiros fazem um atendimento satisfatório. Pra mim é uma referência”, comentou.
Vera Lúcia Rufino, moradora do bairro Valentina Figueiredo, também é usuária do hospital municipal. Recentemente, ela trouxe os dois filhos que estavam com febre para buscar atendimento. “Graças a Deus que temos o Hospital para trazermos os nossos filhos numa emergência e sermos atendidos prontamente”, destacou.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria