janeiro roxo

Hospital Universitário de Cajazeiras realiza atendimento de pacientes com hanseníase

O mês de janeiro também é lembrado pela cor roxa, escolhida para alertar sobre a campanha de combate à hanseníase.

O mês de janeiro também é lembrado pela cor roxa, escolhida para alertar sobre a campanha de combate à hanseníase.

A hanseníase é uma doença que tem cura, causada pelo bacilo de Hansen ou Mycobacterium leprae, principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, podendo causar lesões neurais e danos irreversíveis.

O tratamento dura alguns meses e é gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), nos postos de saúde e serviços de referência.

O Hospital Universitário Júlio Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atende pacientes acometidos pela hanseníase. O serviço está disponível para a população em geral que vem da Rede, encaminhado para a especialidade de Infectologia do HUJB (atendimentos geralmente às quintas-feiras), com exames e diagnóstico confirmados, para assim os pacientes puderem tratar e terem uma qualidade de vida melhor.

Para o tratamento, os pacientes são regulados através da Central de Marcação e Regulação do município (caso seja de Cajazeiras) ou da Secretaria Municipal de Saúde (outros municípios). Antes disso, o paciente precisa pedir encaminhamento prévio do médico da sua unidade de saúde.

O HUJB-UFCG/Ebserh fica localizado na Avenida José Rodrigues Alves, 305, bairro Edmilson Cavalcante, Cajazeiras-Paraíba, atendendo o município de Cajazeiras e região.

https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/hujb-ufcg/comunicacao/noticias/hospital-universitario-de-cajazeiras-realiza-atendimento-de-pacientes-com-hanseniase

Fonte: ASSESSORIA
Créditos: Polêmica Paraíba