O Hospital Municipal Valentina (HMV) retomou, nesta segunda-feira (21), o atendimento híbrido. Ou seja, além de crianças e adolescentes com suspeita de Covid-19, a unidade voltou a prestar assistência pediátrica, também, para casos de outras patologias. Desde o dia 11 de fevereiro, o hospital estava atendendo apenas casos suspeitos de Covid-19.
De acordo com a diretora geral do HMV, Tânia Meneses, a decisão para a retomada do atendimento híbrido aconteceu após estudos baseados na ocupação dos leitos da unidade hospitalar. “Quando analisamos os números do início do mês com os números dos últimos dias, verificamos uma mudança de cenário com a diminuição de leitos ocupados, pacientes encaminhados pela Regulação Estadual e também dos atendimentos ambulatoriais para casos de síndromes gripais”, explicou Tânia Meneses.
No dia 5 de fevereiro, o número de crianças internadas no hospital com suspeita ou positivadas para a doença chegou a 33, sendo 25 nos leitos de enfermaria e oito em UTI. Nos dias seguintes houve uma redução e, nesta segunda-feira (21), a unidade hospitalar registrou nove leitos ocupados com casos positivos ou suspeitos de Covid-19, sendo oito na enfermaria e um na UTI.
Para voltar com o atendimento híbrido, o hospital reorganizou os fluxos para casos suspeitos de Covid-19 e os outros casos. “Desde o atendimento na porta do serviço, os profissionais já estão fazendo direcionamentos diferentes para atender as síndromes gripais com suspeita de Covid e aqueles que não são suspeitos de Covid”, destacou a diretora geral do HMV.
Do total de 70 leitos no HMV, 60 estão nas enfermarias e 10 na UTI. Entre os leitos de enfermaria, 30 estão disponíveis para os casos de Covid-19 (Ala A) e 30 para outras patologias (Ala B). Já na UTI, são três de isolamento para Covid-19 e 7 para outros casos.
Fonte: WSCOM
Créditos: Polêmica Paraíba