COMBATE À PANDEMIA

Hospital da Unimed JP cria área de triagem para clientes com suspeita de Covid-19

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley tem um novo fluxo de atendimento na Urgência e Emergência. A finalidade é dar mais celeridade ao atendimento e evitar que pacientes com suspeita de Covid-19 tenham contato com os demais clientes que procuram o hospital, unidade da rede própria de atendimento da Unimed JP.

Agora, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley conta com duas áreas para triagem, uma delas exclusiva para pessoas com suspeita de Covid-19. Caso o paciente apresente algum sintoma como tosse, pigarro, febre, espirros ou dificuldade para respirar, por exemplo, deve ser encaminhado para a nova estrutura montada em frente à Urgência e Emergência, na área externa do hospital, que é exclusiva para casos suspeitos de contágio pelo novo coronavírus.

Nesse local, o paciente passa pela triagem de um enfermeiro e de um médico, que verificam temperatura, pressão e oxigênio. Essa análise prévia vai detectar se o paciente precisará de atendimento dentro do hospital, sendo suspeito ou não de contaminação com Covid-19, ou se está liberado para voltar para casa.

Em caso de necessidade de atendimento, há dois fluxos possíveis. O primeiro é quando não há a suspeita de Covid-19. O outro é para pacientes com suspeita de contaminação.

O setor de Urgência e Emergência está dividido em dois ambientes, com sinalização indicando para onde seguir. A partir daí, todo o atendimento é feito de forma diferenciada para os dois públicos, com salas de espera e consultórios diferentes, tendo uma área exclusiva para pacientes suspeitos de contaminação da Covid-19. As equipes que estão na assistência aos pacientes com o novo coronavírus são exclusivas para este tipo de atendimento.

ESTRUTURA

A nova estrutura montada na entrada da Urgência e Emergência tem uma sala de espera, com cadeiras posicionadas de forma a dar o distanciamento seguro entre um paciente e outro. Há ainda um sistema de exaustão instalado para renovação constante do ar.

São dois consultórios. Um para o atendimento da enfermagem e outro para o médico. Ambos têm uma porta exclusiva que permite que o paciente saia do local sem ter que retornar para a sala de espera.

Todos esses cuidados foram tomados para a segurança do paciente e dos profissionais que estão no atendimento. “Nossa missão é atender aos nossos usuários da melhor forma possível e proteger todos os envolvidos”, declarou Petrúcio Abrantes Sarmento, coordenador do Núcleo Estratégico de Enfrentamento à Covid-19 da Unimed JP.

REDE PREFERENCIAL

O Hospital Alberto Urquiza é a unidade preferencial para atendimento aos clientes da Unimed JP com suspeita de Covid-19. No momento, o hospital tem capacidade para atender tanto às demandas de clientes com suspeita de contágio pelo novo coronavírus quanto outras patologias que exijam procedimentos de média e alta complexidade. Na prática, em face à estrutura do Hospital Alberto Urquiza, foram montados dois hospitais diferentes em um só, com fluxos, elevadores, andares, equipes e triagem completamente distintos.

Como medida preventiva, a Unimed JP já estruturou um fluxo junto à rede credenciada, para que, quando necessário, essas unidades possam receber, também de forma preferencial, os pacientes de grupos de maior risco: idosos, pediátricos, obstétricos e oncológicos. Esse plano de ação, no entanto, só será colocado em prática à medida em que houver necessidade de liberar leitos no Alberto Urquiza, com aumento de casos Covid-19 positivos.

Diariamente, são realizadas reuniões com análise contínua de indicadores pelo Núcleo Estratégico de Combate à Covid-19. Estes dados colhidos da própria rede são submetidos à análise de projeção estatística que fornecem gráficos e curvas a fim de antecipar, de forma técnica e segura, as medidas necessárias. A rede preferencial, com seus fluxos, será divulgada em breve.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba