saúde

Hospital Clementino Fraga realiza programação em alusão ao Dia Mundial da Tuberculose

O Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga (CHCF) deu início, nesta terça-feira (22), à programação alusiva ao Dia Mundial da Tuberculose, celebrado em 24 de março. A data foi criada em 1982, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em homenagem aos 100 anos do descobrimento, pelo médico Robert Koch, do bacilo causador desta doença.

O Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga (CHCF) deu início, nesta terça-feira (22), à programação alusiva ao Dia Mundial da Tuberculose, celebrado em 24 de março. A data foi criada em 1982, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em homenagem aos 100 anos do descobrimento, pelo médico Robert Koch, do bacilo causador desta doença.

Na programação desta terça-feira, a médica pneumologista Gerlânia Simplício proferiu palestra abordando o tópico: “Tuberculose Pulmonar e Extra Pulmonar; aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos”. A enfermagem também foi inserida no debate: “A atuação do enfermeiro frente ao paciente de Tuberculose”, palestra realizada pela enfermeira do Ambulatório de Tuberculose do CHCF, Cyntia Karina Rolim Lucena.

A programação segue nesta quarta-feira (23) com palestra sobre tuberculose para pacientes aguardando consulta; e no Dia Mundial da Tuberculose, quinta-feira (24), será realizada a ação Clementino Itinerante,  a partir das 8h30 até as 12h30, no Pavilhão do Chá – Centro de João Pessoa, com orientação para sintomas e exames de tuberculose e testagem para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Palestra – Em sua palestra desta terça-feira, a pneumologista Gerlânia Simplício destacou a importância do papel dos enfermeiros e o poder da orientação correta, além da importância do acolhimento do paciente, escuta e apoio no diagnóstico. Como também o desenvolvimento de laços entre os profissionais de saúde e o paciente, através de visitas domiciliares, orientações específicas sobre a coleta do escarro e busca ativa de sintomáticos. Lembrou ainda que a porta de entrada para o tratamento da tuberculose é a Unidade Básica de Saúde da família.

A tuberculose é uma doença infecciosa transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como Bacilo de Koch. A doença é transmitida pelo ar e gotículas de saliva e pode comprometer principalmente os pulmões. Contudo, também pode expressar-se de forma extrapulmonar, que é a especialidade do atendimento no Ambulatório do Clementino Fraga. A forma extrapulmonar é pouco conhecida pelo público geral, por isso faz-se necessário o alerta. O bacilo da tuberculose pode afetar outras partes do corpo, assim como mamas, útero, coluna etc.

A Semana Contra a Tuberculose no Clementino Fraga tem o objetivo de chamar atenção para a patologia que, apesar de ser uma das doenças mais antigas do mundo, ainda pode ser letal, se não tratada. Segundo a OMS, a pandemia da covid-19 trouxe prejuízos ao tratamento da tuberculose a nível mundial, pois houve a interrupção dos serviços de saúde em um primeiro momento.

Outros fatores são a falta de procura pelo serviço e o maior risco de transmissão entre populações vulneráveis. Os meses de janeiro e fevereiro de 2022 já representam 20% dos casos diagnosticados no ano passado. Apenas este ano, oito pessoas já morreram devido à tuberculose. Dados também mostram que os homens são mais afetados que as mulheres.

Diante da gravidade da doença e a observação do crescimento dos casos, a direção do CHCF decidiu convidar profissionais de saúde representantes de municípios paraibanos para um treinamento sobre a importância da atenção básica no combate à tuberculose.

Programação da Semana Contra a Tuberculose

Data: 23/03 (quarta-feira)

– Palestras sobre tuberculose.

Local: Ilhas de espera do Ambulatório.

Público: Pacientes aguardando consulta.

Convidados: Alunos estagiários do CHCF.

– Testagem para Covid-19. Local: Anexo do CHCF.

Público: Funcionários do CHCF.

Data: 24/03 (quinta-feira)

– Clementino Itinerante: Orientação para sintomas e exames de tuberculose e Testagem

para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Local: Pavilhão do Chá – Centro – João Pessoa.

Público: População em geral.

Hora: 8h30 às 12h30

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba