Cuidar de um bebê recém-nascido pode ser uma tarefa cheia de surpresas e dúvidas, principalmente no caso do primeiro filho. No meio do caminho, alguns percalços podem acontecer. Pensando nisso, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa, está realizando uma capacitação com os pais para deixá-los mais tranquilos no momento de resolver um caso de engasgo ou aspiração de corpo estranho.
Antes de deixar o Hospital e ir para casa, eles receberão orientações de primeiros socorros e uma cartilha explicativa. O objetivo é que possam lidar com o bebê em caso de aspiração de corpo estranho ou engasgo, evitando uma consequência maior para a criança.
Toda equipe multiprofissional do Hospital Alberto Urquiza, que trabalha no setor Materno-infantil, foi treinada para fazer a capacitação. Caso os pais tenham dúvida sobre como fazer alguma manobra, receberão uma cartilha que pode ser consultada em casa. Além de aprender a fazer o socorro imediato da criança, o casal também aprenderá sobre prevenção de engasgos e aspirações de corpo estranho.
Treinamento
A médica cooperada da Unimed João Pessoa, pediatra Kátia Laureano, foi quem ministrou o treinamento para outros médicos e a equipe multiprofissional para capacitá-los de como atuar nas principais intercorrências que acontecem com recém-nascidos. Esses profissionais serão os multiplicadores das informações e técnicas junto aos pais. O treinamento ocorreu no auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em outubro.
Fonte: Imprensa Unimed JP
Créditos: Imprensa Unimed JP