Nesta quarta-feira (25) comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data serve para agradecer aos doadores e também sensibilizar outras pessoas a fazer este gesto tão importante. E o Hemocentro da Paraíba está convocando a população para entrar nesta onda de solidariedade. Com estoques baixos, e por vezes até zerado, a diretora da unidade, Shirlene Gadelha, faz o apelo para que as pessoas doem sangue e salvem vidas.
“Estamos com os RH negativo com o estoque baixo. Aliás, nem estoque nós temos, temos duas ou três bolsas, que eu nem considero estoque. Então vocês que estão ai, podem vir ao Hemocentro ou agendar sua doação. Hoje é um dia especial, a gente tem o maior reconhecimento do amor de vocês , iremos receber vocês de tapete vermelho, porque vocês merecem. Esta luta não é só nossa, é de todos nós”, afirmou.
Mas o que é preciso para doar? Veja os principais requisitos:
- Pessoas entre 16 e 69 anos;
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar alimentado;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Apresentar documento oficial com foto.
Shirlene Gadelha reforçou o apelo pela doação, principalmente em tempos de pandemia. “É um gesto solidário e fraterno e diante deste período que estamos passando. A gente consegue através de vocês, que são nossos heróis. Vocês salvam até quatro outras vidas com uma simples doação de sangue”, finalizou.
Fonte: T5
Créditos: T5