Além da Covid-19, uma outra doença tem chamado a atenção dos paraibanos, principalmente nas últimas semanas. Trata-se do vírus Influenza A, principalmente através de sua variante, a H3N2. Um surto gripal tem atingido a capital paraibana.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de João Pessoa, por exemplo, têm apresentado um aumento significativo no número de atendimentos de pessoas com sintomas gripais. Neste domingo, a UPA Oceania, localizada no Retão de Manaíra, registrou, das 7 às 18h, 271 atendimentos, sendo 95% deles de pacientes com sintomas gripais. Segundo a própria direção do local, em dias considerados ‘normais’, a média de atendimentos é de 150.
A UPA Bancários também registrou aumento no número de atendimentos, passando da média de 200 para aproximadamente 400 pacientes diários. Os dados são do portal G1 Paraíba.
Segundo a secretária de Saúde de João Pessoa, Margareth Diniz, os elevados números registrados neste último fim de semana nas UPAs também é reflexo do fato de que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficam fechadas aos sábados e domingos, restando à população se dirigir a uma UPA.
Já o secretário executivo da pasta, o médico intensivista Luís Ferreira de Sousa Filho, esclareceu que as UPAs de João Pessoa receberam reforços médicos para atender a demanda. O próprio afirmou que algumas unidades chegaram a registrar 500 atendimentos em apenas 24 horas.
Os principais sintomas dessa variante são febre alta, calafrios, dores musculares, tosse, dor de garganta, mal-estar, perda de apetite, coriza, congestão nasal (nariz entupido) e irritação nos olhos. Na semana passada, a secretaria estadual de Saúde confirmou a circulação comunitária do vírus.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba