trajetória

GUTEMBERG CARDOSO, O DONO DO RÁDIO - Por Christiano Moura

PERSONAGENS QUE FIZERAM E QUE FAZEM A HISTÓRIA DE CAJAZEIRAS

FRANCISCO GUTEMBERG CARDOSO DE OLIVEIRA Rio de Janeiro (RJ), 23/10/1956

Filho de Joana Cardoso de Oliveira, o jornalista Gutemberg Cardoso nasceu no Rio de Janeiro (RJ), no dia 23 de outubro de 1956 e morou em Cajazeiras desde a sua infância até o ano de 2001, quando se mudou para João Pessoa (PB) onde reside até hoje.

É formado em Direito e tem pós-graduação em Redação Jornalística. Trabalhou na Rádio Alto Piranhas e na Difusora Rádio Cajazeiras, apresentando programas de grande audiência. É diretor-presidente do portal de notícias Polêmica Paraíba, em João Pessoa.

Foi diretor de programação, por nove anos, do Sistema Correio de Comunicação (rádio e TV). Trabalhou por dois anos na Rádio Paraíba FM, por dois anos e cinco meses na Rádio Sanhauá, por três anos na TV e Rádio Cabo Branco e por três anos na TV Master, todos em João Pessoa.

Atualmente, desenvolve suas atividades de jornalista e radialista na Rádio Arapuan FM, em João Pessoa, onde apresenta um programa de notícias e interação.

Sempre acreditou que Cajazeiras não poderia ter apenas o título de “cidade que ensinou a Paraíba a ler”, mas via com otimismo a possibilidade de vê-la transformada na cidade polo que se destacaria também na arte e na cultura.

E  foi por acreditar no potencial dos artistas e escritores de sua cidade que sempre esteve à frente das lutas culturais de sua cidade berço, contemplando o resultado de uma delas: o Teatro Íracles Brocos Pires.

É membro efetivo fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal), ocupando a cadeira nº 20, cujo patrono é Hildebrando de Assis.

Fonte: Coisas de Cajazeiras
Créditos: Christiano Moura