A paraibana Rammony Barbosa, de 24 anos, participou, na sexta-feira (5) de um projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que criou o Habitat Marte, um ambiente análogo ao planeta, para simular as situações que os futuros astronautas vão enfrentar no “planeta vermelho”.
Natural de Guarabira, na Região do Brejo paraibano, Rammony desde muito cedo se interessou pela Astronomia e sempre procurou se envolver nas atividades relacionadas ao tema. Em 2020, precisou adiar um dos seus grandes objetivos de vida: conhecer a Nasa.
Ela havia criado uma campanha na internet para arrecadação de recursos para viajar aos Estados Unidos e fazer o curso oferecido pela agência espacial norte-americana, onde teria, por alguns momentos, a sensação de ser uma astronauta.
A pandemia de covid-19 atrasou os planos, mas este ano Rammony abraçou essa nova oportunidade. Ela está sendo uma das astronautas análogas da Missão 86 do Projeto Habitat Marte. Como astronauta análoga, ela participa de treinamentos semelhantes aos recebidos por astronautas e realiza atividades análogas às atividades das missões espaciais, enfrentando, aqui na Terra, alguns daqueles desafios que os astronautas deverão enfrentar quando desembarcarem em Marte.
Esses desafios vão desde o cultivo e produção de seu próprio alimento até a realização de atividades extraveiculares (as chamadas EVAs). Mas também envolvem dinâmicas em grupo, uma vez que a convivência e o fator psicológico serão essenciais para o sucesso das futuras missões espaciais.
Fonte: Espaço PB
Créditos: Polêmica Paraíba