O Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), realiza, nesta quarta e quinta-feira (29 e 30), o I Simpósio Paraibano de Barragens. O evento acontece no auditório da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), no Centro de João Pessoa. Procedimentos de inspeção, manutenção e as tecnologias aplicadas nas avaliações das estruturas dos reservatórios estarão entre os temas debatidos no simpósio.
De acordo com o diretor presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, o simpósio já conta com mais de 300 inscritos. “Até o momento, já temos inscrições de participantes de 14 estados e ainda aguardamos mais gente. O evento será bastante concorrido, uma vez que trata de um assunto que é de suma importância para a nossa sociedade. O Governo do Estado tem um compromisso muito grande com a segurança hídrica da Paraíba”, ressaltou.
A programação do simpósio terá início às 14h desta quarta-feira com a apresentação do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima). Na sequência, a abertura oficial será realizada pelo secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga Filho e pelo diretor presidente da Aesa.
A primeira palestra, intitulada Procedimentos de Inspeção, Manutenção Preventiva e Corretiva de Barragens, está programada para às 15h30. Em seguida, será abordado o tema Desafios e Necessidades de Inovações na Busca pelo Aumento da Segurança de Barragens.
Na manhã da quinta-feira, a partir das 9h, terá início a apresentação dos trabalhos científicos aprovados pela banca examinadora do simpósio. O projeto Comitê nas Escolas também terá um estande no local de evento. Já a programação das palestras seguirá com a discussão da metodologia e das boas práticas para a gestão de risco em barragens. Às 10h30 está prevista a apresentação do Corpo de Bombeiros da Paraíba ‘Tomada de Decisões e Plano de Emergência’.
Está programada para as 14h da quinta-feira a apresentação Processo de Licenciamento Ambiental de Barramentos e para as 15h30 está prevista a palestra Normas Técnicas e Legislação Vigentes em Segurança de Barragens, suas atualizações e Adequações.
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba