segurança

Governo divulga Disque Denúncia 123 para adolescentes em Santa Rita

Segundo a coordenadora do Disque Denúncia 123, Wberlania Andrade Wanderley Oliveira, as palestras consistem na divulgação do serviço, bem como abordar temas voltados a violações de direitos. “Estão sendo levadas às escolas informações e esclarecimentos sobre os serviços prestados pela Sedh, para que a população possa usar em seu favor serviços que até então não tinham conhecimento. Estamos mostrando às crianças, jovens, famílias o que é o Disque 123 e como usar essa ferramenta".

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da coordenação do serviço Disque 123, realizou nesta quinta-feira (26), na Escola Estadual Francisco Marques da Fonseca, localizada no distrito de Várzea Nova, município de Santa Rita, palestras para os alunos do 5º ao 9º ano, tendo como principal objetivo a divulgação do Disque 123, bem como abordar temas voltados à questão da violação de direitos.

Segundo a coordenadora do Disque Denúncia 123, Wberlania Andrade Wanderley Oliveira, as palestras consistem na divulgação do serviço, bem como abordar temas voltados a violações de direitos. “Estão sendo levadas às escolas informações e esclarecimentos sobre os serviços prestados pela Sedh, para que a população possa usar em seu favor serviços que até então não tinham conhecimento. Estamos mostrando às crianças, jovens, famílias o que é o Disque 123 e como usar essa ferramenta”.

Wberlania disse que a equipe é composta por assistente social, psicóloga, advogada e operacionalização, que aborda temas como bullying, abuso, exploração sexual e trabalho infantil, a questão do trote, mostrando que é crime e que atrapalha muito o serviço; além de servidores da operacionalização dos serviços, trazendo informações para que o adolescente comece a entender o que é isso, que direitos ele tem, e muitas vezes são negados.

Para agendar as palestras uma equipe do serviço tem visitado as escolas, mas os interessados podem fazer contato pelo número 123. Além de escolas, as palestras podem ser proferidas em instituições, ONGs, unidades de saúde.

Para a gestora da escola, Josélia Maria Costa de Lima, que exerce a função há três anos, a importância da palestra é o enriquecimento de conhecimento para o alunado. “Eles levarão as informações prestadas aqui para casa, o que ajudará na vida de cada um. Estamos enfrentando o problema da separação de um casal, pais de alunos, que estamos acompanhando e procurando orientá-los, e quando encontramos ajuda e orientação de outros profissionais, só contribui”, afirmou a diretora.

Fonte: Secom PB
Créditos: Secom PB