Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, realizará a primeira Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024 (CECTI), que vai acontecer em três etapas, com encontros nos dias 18 e 19 deste mês em Sousa; 21 e 22 em Campina Grande; e 4 e 5 de abril em João Pessoa. O evento é gratuito e visa dialogar com a sociedade sobre as prioridades em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Paraíba e sistematizar contribuições para a conferência regional de CT&I. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no link https://cecti.pb.gov.br/.
Com o tema ‘Paraíba: construindo um futuro inovador e sustentável’, a I Conferência Estadual conta com o apoio das instituições de Ensino e Pesquisa, setores empresariais e organizações da sociedade civil, e é uma das etapas preparatórias da V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Os esforços irão culminar em um documento contendo as recomendações para a política de CTI de interesse do Estado, que será encaminhado para a etapa Regional e, enfim, integrará o relatório Nacional. A finalidade maior é compor propostas para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI 2024-2030) a ser desenvolvido pelo MCTI.
É esperada a participação de professores e estudantes de instituições de ensino e pesquisa, de especialistas, empresários do setor produtivo, integrantes da sociedade civil organizada, como agentes mobilizadores e articuladores da comunidade científica e dos demais setores de CT&I.
O evento se concentrará em quatro eixos temáticos, cada um desempenhando um papel fundamental no avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): I – Recuperação, Expansão e Consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia E Inovação; II – Reindustrialização em novas bases e Apoio à Inovação nas Empresas; III – Ciência, Tecnologia e Inovação para Programas E Projetos Estratégicos Nacionais; IV – Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.
Serão realizados dois dias de eventos em cada município (Sousa, Campina e João Pessoa). No primeiro dia, ocorrerá a apresentação de painéis, organizados de acordo com cada eixo. Já no segundo dia, haverá uma reunião de grupo de trabalho, na qual os participantes serão agrupados por eixo. Cada membro do Grupo de Trabalho terá a oportunidade de apresentar uma proposta, destacando as prioridades de investimento e as ações relacionadas ao eixo escolhido.
Etapas– A etapa inicial é em Sousa, nos dias 18 e 19 deste mês, no auditório da Universidade Federal de Campina Grande em Sousa.
– Dia 21 e 22 também deste mês, será em Campina Grande, no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba;
– Dias 4 e 5 de abril, em João Pessoa, cujo local será divulgado em breve.
Conferências – As conferências estaduais são uma parte significativa da Conferência Nacional e fazem parte de uma estrutura progressiva, contando com a realização de conferências municipais, estaduais, regionais e nacional; esta última com data definida nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024, em Brasília.
Na Paraíba, a conferência será uma oportunidade para o levantamento das lacunas que devem ser preenchidas para executar políticas públicas em diversos contextos. Em destaque as áreas como a convivência com o Semiárido, o desenvolvimento regional, o complexo tecnológico na saúde, as biotecnologias, a divulgação científica, o turismo, o desenvolvimento social, o meio ambiente, a transição energética, entre outros.
O objetivo dos painéis é construir um diagnóstico preliminar sobre as iniciativas que estão sendo desenvolvidas, as potencialidades, os entraves, as prioridades e os planos para médio e longo prazo de cada região. Com isso, será explanado um mapa estratégico que dará suporte ao futuro plano de ações (investimento) para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação para a Paraíba.
Os painéis estão planejados como espaços para que os atores regionais possam expor, por meio de apresentações e falas, as ações desenvolvidas no âmbito da CT&I e seus principais resultados; os desafios, as potencialidades e os projetos futuros, com prioridade de investimentos e ações.
Parceiros do evento: Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq); Centro Universitário Unifacisa; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Parque Tecnológico Horizontes da Inovação (PTHI); DinoValley Hub de Inovação; Prefeitura de Sousa; ONG – Pisada do Sertão; Centro cultural Banco do Nordeste; Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado da Paraíba AcontePaB; Instituto Nacional do Semiárido – INSA; Federação da Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP); Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PacTcPB); Central Única dos trabalhadores (CUT); Centro cultural Banco do Nordeste.
5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – Será realizada entre os dias 4 e 6 de junho em Brasília. Tem como objetivo analisar os programas e os planos de CT&I no período 2016-2023, e os seus resultados, com vistas a propor recomendações para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – ENCTI 2024-2030 e ações a serem executadas em longo prazo. O tema central é Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido (DECRETO Nº 11.596 de 12 de julho de 2023). Os eixos estruturantes são: I – recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; II – reindustrialização e apoio à inovação nas empresas; III – ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e IV – ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social. (Portaria MCTI nº 6.998, de 10.05.2023).