O governador Ricardo Coutinho (PSB) dará detalhes nesta segunda-feira (25) do concurso para o magistério. A seleção foi prometida pelo gestor em julho, durante reunião com representantes da Associação Paraibana de Licenciatura Plena (APLP).
O anúncio foi feito em meio à repercussão negativa da contratação de Organizações Sociais para a área de educação. Os detalhes serão dados pelo gestor no Instagram, às 10h30. O número de vagas ainda não foi divulgado, porém, o Estado possui 7.914 professores contratados na função de prestadores de serviço. O socialista assegurou que a categoria não está entre os alvos das atividades terceirizadas.
O anúncio do concurso ocorreu após a polêmica inicial da contratação de uma empresa para gerir a Educação do Estado. Ricardo Coutinho convidou os representantes da APLP para uma reunião na Granja Santana. A proposta de concurso foi apresentada pelo presidente da entidade, Bartolomeu Pontes, e o governador prometeu naquele momento realizar a seleção. A decisão acabou quebrando parte do discurso da oposição, que vinha criticando a contratação das Organizações Sociais.
Durante a audiência, Ricardo Coutinho voltou a reafirmar que a administração da educação através da gestão pactuada com Organizações Sociais (OS) não se trata de um processo de terceirização, mas tem como objetivo dar suporte à escola, sem tirar autonomia de professores e diretores. “Não tem conversa fiada de terceirização, de privatização de nada. O que tem é a implantação de direitos trabalhistas a quem hoje não tem absolutamente nenhum. Estou na contramão da precarização”, assegurou.
Fonte: suetoni souto