Nesta segunda-feira (19) na bancada do programa Master News, na Tv Master, estiverem presentes a professora Isabelle Dutra, a diretora escola finlandesa Ceia Marlanki, o secretário de educação do Estado Aléssio Trindade e o presidente da Fapesq, Claudio Furtado. Participou também Clara Nóbrega, como tradutora.
Isabelle Dutra explica como se deu o processo de seleção para o intercâmbio: “Todos nós nos submetemos ao edital, inscrevemos um projeto. Os projetos escolhidos com maior nota foram selecionados. Passei dois meses na Finlândia”.
“O aprendizado na Finlândia foi fantástica. Foi uma experiência inigualável, ter acesso a melhor educação do mundo”, completou.
O secretário de Educação do Estado, Aléssio Trindade falou que vieram três professores finlandeses para participar da banca de encerramento das turmas de professores.
“A mesma universidade que forma os professores da Finlândia forma também os professores daqui que vão pra la”, ressaltou o secretário.
Claudio Furtado, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa d Estado da Paraíba (Fapesq) destacou que as vagas são abertas para todos. “A seleção é a mesma. basta inscrever os projetos e eles serão escolhidos”.
Ceia Marlanki, diretora de escola na Finlândia, diz que os alunos brasileiros são ótimos. Porém, como já era de se esperar, existem diferenças entre brasileiros e finlandeses.
“Já trabalho a muito tempo no brasil, e estou acostumada com a dinâmica. Um ponto que tivemos que observar era quanto o horário, pois os brasileiros são mais relaxados”. Para a finlandesa, é impensável uma pessoa ter uma carreira promissora se ela não consegue sequer cumprir com a pontualidade. “Nos surpreendemos como os brasileiro conseguem lidar com atrasos e a carreira sem se prejudicar”.
Marlanki destaca a criatividade dos brasileiros e como eles tem a usado para ajudar a sociedade. “É crucial que mostremos o lado bom das coisas e que a mídia não enfoque só o lado negativo”.
Aléssio Trindade destaca similaridades entre a Paraíba e a Finlândia. “Estamos numa caminhada de estruturação da educação, investindo em laboratórios, escolas”.
PROGRAMA
Claudio Furtado fala dos resultados do programa. “Acompanhando a formação dos professores, vemos a implantação por parte dos professores, do que eles aprenderam em outros países”. “A intenção deste programa é plantar sementes para que no futuro venham crescer e dar frutos”, e ainda acrescenta dizendo que, “nosso estado é o único com programa de intercâmbio de professores”.
O secretário de Educação encerra dizendo que “vinte professores que foram pra Finlândia tem um conhecimento muito importante e aprenderam na pratica com um dos melhores sistemas de ensino do mundo. e precisamos potencializar estes conhecimentos”.
Leia Mais: Governo lança 2ª edição Gira Mundo Finlândia
Fonte: A Redação
Créditos: Estagiária Érika Soares