A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) alertou, nesta quarta-feira (9), para o novo prazo para que gestores e profissionais preencham o questionário do Censo do Sistema Único de Assistência Social 2020 (Censo Suas), que vai até 18 de dezembro. O órgão ainda destacou que caso deixem de preencher os dados, os municípios podem ser penalizados.
Os antigos prazos permitiam o preenchimento do questionário até novembro, mas a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em articulação com o Departamento de Vigilância Socioassistencial do Ministério da Cidadania, conseguiu que os limites fossem estendidos.
A Famup, juntamente com a CNM, pontua que os municípios que não preencherem os dados podem ter o repasse de recursos federais interrompidos, além de sofrerem impacto na continuação da execução dos serviços sociassistenciais. A entidade lembra aos gestores e profissionais da área que ao final da gestão é fundamental concluir os processos referentes à Política de Assistência Social.
O Censo Suas monitora o Sistema Único de Assistência Social, coletando informações sobre padrões de serviços, programas e projetos desenvolvidos através do sistema. Ele deve ser preenchido por todas as unidades que estejam funcionando, mesmo se estiverem fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus.
Preenchimento – O questionário é respondido de forma online, no portal do Governo Federal, com login e senha, ou no papel, assinado pelo agente público responsável.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba