saúde

GESTO DE AFETO: Diretora do Hemocentro da PB diz que após campanhas de doação, os estoques de sangue estão plenamente supridos

 

Nesta quinta-feira (31), durante sua participação no programa Arapuan Verdade, Shirlene Gadelha, diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, informou que graças a uma série de campanhas bem-sucedidas, os depósitos de sangue estão plenamente supridos. Ela enfatizou o sucesso dessas iniciativas e a solidariedade demonstrada pelas pessoas que se envolvem e contribuem para a causa “um gesto de afeto”, ressaltando ainda mais a importância desse engajamento.

“Esgotamos a meta de 1000 doadores em menos de duas semanas. Atualmente, nossos estoques de sangue estão repletos, uma situação pela qual somos muito gratos”, ela expressou enquanto narrava a eficácia da campanha realizada em parceria com a “Corrida dos Atletas”.

Um gestor também reiterou que doar sangue, para além de ser um ato de nobreza que auxilia na preservação de vidas, também confere várias vantagens aos doadores. Essas vantagens incluem isenções em processos seletivos, prioridade no atendimento em agências bancárias e outros órgãos públicos, descontos de 50% em ingressos para eventos culturais, entre outros benefícios.

Além do Hemocentro localizado em João Pessoa, a prestação de serviços nos Hemonúcleos é oferecida em municípios como Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Piancó e Itaporanga.

Para ser um doador de sangue, é necessário estar na faixa etária de 16 a 69 anos, gozar de boa saúde, pesar mais de 50 quilogramas e não ter feito tatuagens nos últimos 12 meses. Menores de 18 anos devem ser acompanhados por um responsável legal. Indivíduos com mais de 60 anos podem doar caso já tenham feito ações anteriormente. No momento da doação, é imprescindível apresentar um documento com fotografia.

O funcionamento do Hemocentro da Paraíba é de segunda a sexta, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 7h até meio-dia, localizado na Avenida Dom Pedro II, número 1548. Consulte a relação completa dos hemonúcleos espalhados pelo estado.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba