O secretário de estado da saúde, Geraldo Medeiros criticou as cenas de desrespeito ao isolamento social que foram registradas na orla de João Pessoa e também em bares, restaurantes e em casas de show. Conforme mostrou a reportagem, em diversos pontos da cidade foi possível ver pessoas sem respeitar o uso da máscara e sem respeitar o distanciamento, como recomendam as autoridades em saúde do estado.
Em mensagem ao Polêmica Paraíba, Medeiros disse que o estado vai experimentar um aumento na ocupação de leitos de UTI e de enfermaria no próximo mês. “Teremos reflexos negativos desta desobediência civil institucionalizada em novembro, infelizmente. A não utilização de máscaras e as aglomerações sem o cumprimento do distanciamento social revelam a inquietude e o desalento de uma sociedade que não está sabendo lidar com uma catástrofe sanitária”, disse Geraldo Medeiros.
Apesar da previsão negativa, “a Paraíba está em situação de segurança em relação às taxas de ocupação dos leitos”, explicou. Medeiros.
Imagens de aglomeração na orla de João Pessoa e também em bares, restaurantes e em casas de show circularam durante todo o dia nas redes sociais. Na praia, um dos pontos com maior aglomeração foi no Busto de Tamandaré. A reportagem do Polêmica Paraíba também teve acesso a imagens de casas de show lotadas, com eventos que se estenderam até meia noite.
A Paraíba atingiu mais de 125 mil casos de coronavírus confirmados desde o início da pandemia e 2.930 óbitos em decorrência da Covid-19. Os números divulgados diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no entanto, ainda não foram capazes de sensibilizar parte considerável dos pessoenses, que continuam a quebrar o isolamento. A ocupação de leitos de UTI no estado é de 41%, e na grande João Pessoa, 33%.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba