O superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho, se reuniu com o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, no gabinete da Reitoria, em Petrolina (PE), nessa quinta-feira (02). A visita teve o objetivo de estreitar as relações institucionais. Atualmente, a Univasf executa cinco projetos com o apoio da fundação nas áreas de saúde e educação ambiental.
Esta foi a primeira visita de Anselmo Castilho ao reitor pro tempore da Univasf. Também estiveram presentes: o diretor de Administração e Finanças da Funetec, Alexandre Mariano, e a Analista de Projetos, Andréa Dantas.
Durante o encontro, foram discutidos assuntos pertinentes aos projetos executados pela universidade federal em parceria com a fundação, visando o fortalecimento da parceria estabelecida para fomento de novos projetos.
“Nós fizemos a visita institucional para colocar a Funetec à disposição da Univasf em prol de cinco projetos muito importantes que estão sendo desenvolvidos pela universidade. Isso demonstra a capacidade operacional da fundação”, afirmou Anselmo Castilho, superintendente da Funetec.
Na ocasião, o reitor falou sobre a importância da parceria entre a Univasf e a Funetec e destacou os projetos executados com o apoio da fundação.
“Participar hoje de uma reunião com a diretoria da Funetec, liderada pelo professor Anselmo, foi muito importante porque discutimos a retomada de atividades dos projetos que a Funetec vem apoiando e que estão sendo realizados pela Univasf, que tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento dessa região”, disse o reitor Julianeli Tolentino.
A Universidade Federal do Vale do São Francisco executa cinco projetos de ensino, pesquisa e extensão com o apoio da Funetec. Na área de saúde, um dos destaques é a implantação de infraestrutura para auxílio ao diagnóstico molecular de Covid-19 no estado de Pernambuco e a formação e qualificação do quadro técnico da Funasa nas 26 Superintendências Estaduais em saneamento e saúde ambiental.
Com o apoio da fundação, a universidade também realiza o programa ambiental de gestão sustentável e títulos e domínios das famílias reassentadas e de educação em saúde ambiental e sustentabilidade, além de ações que de apoio a gestão em saneamento básico e abastecimento d’água em comunidades rurais.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba