A noite de terça-feira (24) marcou o início de uma nova etapa da vida profissional para Graça Gomes. A aluna da Escola Municipal Fenelon Câmara, do bairro do Geisel de João Pessoa, recebeu das mãos do Superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB), Rodrigo Barreto, o certificado de conclusão do primeiro ciclo do Programa Municipal de Educação que através do EJA capacita estudantes por meio das aulas de Negociação e Conflitos, Direito do Consumidor, Habilidades Sociais, Educação Financeira e Empreendedorismo.
“O conhecimento adquirido neste curso do Procon vai ser para o resto da vida porque eu vou usar no meu dia a dia, no meu futuro emprego. Eu aprendi a administrar melhor a minha renda, inclusive o dinheiro da bolsa que eu recebi durante o curso”, disse Graça.
Na solenidade, o Superintendente da Funetec-PB ressaltou a importância da Fundação apoiar a iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, através da parceria das Secretarias Municipais de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) e de Educação e Cultura (Sedec), que impacta diretamente na vida de 400 alunos da EJA .
“É dia de parabenizar esses alunos que estiveram presentes na integralidade das aulas. Quero parabenizar os educadores e as educadoras tornaram possível esse aprendizado e certificação. Eles, com certeza, interferiram de forma determinante no futuro dessas pessoas que hoje estão sendo certificadas. Parabenizo também a equipe da Funetec, que atuou de forma brilhante na gestão desse projeto”, destacou Rodrigo Barreto.
Durante dois meses, com aulas semanais, totalizando 50 horas, os estudantes participaram das oficinas sobre direito do consumidor, mediação de conflitos, economia e habilidades sociais. Além dos certificados e das orientações de empregabilidade, os alunos também recebem, na conclusão, uma bolsa no valor de R$ 700 reais paga pela Prefeitura de João Pessoa.
“Nesse projeto, a Funetec proporciona uma estrutura, tanto acadêmica como a estrutura operacional, necessária para o desenvolvimento do projeto. O apoio da Funetec é essencial, sem o qual a gente não conseguiria atingir esse objetivo”, disse Paulo Souto, coordenador do projeto “Procon Vai às Aulas”.
A qualificação ofereceu aos estudantes oportunidades de inclusão social por meio da formação profissionalizante, uma importante ferramenta para o ingresso ao mercado de trabalho e nas áreas de empreendedorismo.
“Esse projeto surgiu no Procon de João Pessoa e tudo aquilo que a gente acredita que seja o espírito da gestão do prefeito Cícero, uma gestão preocupada em levar para quem mais precisa, para quem é mais vulnerável: conhecimento, qualificação, recurso público, e estruturação”, ressaltou Rogger Guerra, secretário do Procon JP.
A solenidade, realizada no auditório da Uninassau, em João Pessoa, também foi prestigiada pela Diretora se Projetos, Negócios e Relações Institucionais da Funetec-PB, Ingredhy Dantas, e representantes da Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa.
Fonte: assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba