confira

Funetec-PB lança nova marca fortalecendo a relação com o IFPB na última terça (21)

Evento de lançamento aconteceu no Hotel Globo, Centro Histórico de João Pessoa.

Com o tema “resistência e a capacidade de se reinventar”, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) lançou, na noite terça-feira (21), a sua nova marca com a identidade visual que enaltece o vínculo com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e que marca o início de sua atual gestão pautada nos pilares da inovação, transparência e boas práticas. O evento reuniu instituidores, servidores do IFPB, além da equipe de colaboradores e parceiros de negócios, na Praça São Pedro Gonçalves do Hotel Globo, no Centro Histórico de João Pessoa.

“A renovação da marca representa o amadurecimento da Fundação e imprime as marcas de uma nova gestão que se inicia, inicia-se junto a uma nova era cuja premissa primeira é a de reaproximação do IFPB, que é a nossa instituição mãe, e das demais instituições apoiadas. É uma era que visa também furar a bolha do alcance da Funetec”, disse o superintendente Rodrigo Barreto, durante discurso.

O lançamento da nova identidade visual da Funetec é mais uma das etapas do plano estratégico da nova gestão da Funetec. Recentemente, a Fundação de Apoio ganhou um novo Estatuto, aprovado pelo Conselho Curador, que é presidido por Mary Roberta, reitora do IFPB.

“Esse é um marco histórico de fortalecimento da relação da Funetec com o Instituto Federal da Paraíba. A nova marca da Funetec representa a presença da cultura, do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação nessa marca inspirada no mandacaru, que traz a simbologia da resistência, a simbologia da longevidade e a simbologia de crescimento e de ampliação da Funetec”, ressaltou Mary Roberta.

Para explicar mais detalhes sobre a representação da identidade visual da Funetec, o designer gráfico, João Felipe, que é aluno egresso do IFPB, fez uma apresentação de todo o processo de construção da nova marca.

“A gente percebeu, e faz todo sentido com a história da Funetec, é a representação do cacto, do mandacaru. O cacto é uma planta tão cheia de vida, que no meio de uma seca é capaz de dar uma flor única, maravilhosa e tão linda”, explicou.

Já o CEO da DOM, o comunicólogo Guilherme Lucena, destacou a importância da nova marca da Funetec ter sido concebida através da participação de colaboradores da Fundação.

“A gente quis mesmo devolver esse sentimento de pertencimento dos colaboradores, dos stakeholders da Funetec, e tentar externalizar isso para a sociedade. Entendemos que esse é o começo de uma nova jornada da Fundação, não só aqui na Paraíba, mas no Brasil todo, trazendo a representatividade da cultura, da tecnologia e da inovação. E a gente quis representar isso de forma clara e objetiva para todo mundo”, acrescentou.

Além de lançar a sua nova identidade visual, a Funetec também homenageou seus colaboradores. Entre eles, Júlio Cézar Diógenes, que é o primeiro funcionário da Fundação.

“A gente vê que a Funetec cada vez mais se renova e agora está com uma nova marca que vem para somar e pra fazer com que nós tenhamos mais 26 anos. Por tudo isso, me sinto bastante empolgado e desejando continuar colaborando com a empresa”, disse o homenageado.

Após a apresentação da nova marca da Funetec e homenagear instituidores, instituições parceiras e colaboradores, o superintendente Rodrigo Barreto apresentou a nova diretoria da Fundação de Apoio formada por: Ingredhy Dantas, diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais; Alexandre Mariano, diretor de Administração e Finanças; e Rejane Negreiros, diretora de Comunicação e Marketing, responsável pela organização do evento.

A solenidade foi prestigiada por várias autoridades e marcada pela exibição de um vídeo institucional e apresentações culturais.  A organização do evento contou com o apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura de João Pessoa.

Sobre a Fundação de Apoio:

A Funetec-PB é uma empresa de direito privado sem fins lucrativos credenciada pelos Ministérios da Educação e Cultural e da Ciência e Tecnologia. Destinada a apoiar a apoiar projetos de ensino, a pesquisa, extensão e de inovação tecnológica, além de prestar serviços de consultoria, incentivando a produção e divulgação da ciência, tecnologia e cultura. Foi criada em 1997 por 48 instituidores, que são servidores da então Escola Técnica Federal da Paraíba e atual Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

As primeiras ações da Funetec, enquanto Caixa Escolar, foram marcadas pelo apoio aos alunos de baixa renda da Escola Técnica e do CEFET e no apoio a projetos de inclusão social em vários bairros da cidade de João Pessoa. A ideia de transformar vidas através da educação, tecnologia e cultura sempre foi a sua missão primordial e não é à toa que a Fundação se especializou em realizar convênios, cursos de capacitação, garantir o pagamento de bolsas a estudantes e pesquisadores, especialmente os vinculados aos projetos de extensão de instituições de ensino federal.

Mais do que formar pessoas para o mercado de trabalho e fomentar a inovação tecnológica, a Funetec contribui há 26 anos na construção de uma educação mais justa, inclusiva, e que democratiza as oportunidades de conhecimento.

A Funetec apoia as ciências humanas e sociais e as artes com bolsas, auxílios à pesquisa e a compra de equipamento e insumos destinados aos pesquisadores de instituições parceiras. São diversos tipos de projetos apoiados pela Fundação, entre eles: os de energias renováveis, economia no consumo de combustíveis e tecnologia para o desenvolvimento da internet avançada.

Além de ser a Fundação de Apoio do IFPB, a Funetec também é credenciada para apoiar a Universidade Federal da Paraíba (UFPB); a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf); o Instituto Federal do Sertão do Pernambuco (IFSertãoPE), o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), o Instituto Federal do Sergipe (IFS), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Hoje a Funetec vive o processo de expansão exponencial por se destacar na gestão de recursos para mais de 100 projetos vinculados à educação, Tecnologia e Cultura que são idealizados pelas instituições de ensino através de parcerias com entidades governamentais e empresas privadas.

Fonte: Ascom Funetec-PB
Créditos: Polêmica Paraíba