confira

Funetec-PB desenvolve projeto de Educação em parceira com a PMJP

Lançada em maio, a iniciativa CODE promove a inclusão digital com aulas de programação para estudantes do ensino fundamental na Capital

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Índio Piragibe, em Mangabeira, foi escolhida para desenvolver o Projeto Programação para Jovens de Futuro (CODE), que tem como objetivo implantar e incentivar o universo da programação de computadores e criação de aplicativos para celulares. Além dela, 60 unidades de ensino, também, desenvolvem a iniciativa, em parceria com a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB); Secretaria de Educação e Cultura e Ciência e Tecnologia (Secitec); Secretaria de Educação e Cultura (Sedec); Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Jhonatan Araújo é estudante do 8º Ano do Ensino Fundamental, monitor do Code, desde a implantação do projeto na escola. Sua escolha foi feita através de um processo seletivo que utilizou as notas como fator de escolha. Cada monitor recebe uma bolsa mensal de R$ 300,00 pela participação no projeto.

“Eu e minha irmã Julia Rosa ficamos sabendo do Code, através da direção da escola. De cara, eu já quis me inscrever para aprender sobre programação. Eu aprendo muito a cada aula presencial e on-line e, ainda, tenho a chance de ensinar a meus colegas de turma”, disse Jhonatan.

Ao total, são reservadas, aproximadamente, 10.00 (dez mil vagas) para estudantes participarem do projeto. Para monitores são reservadas 1.000 (mil vagas), que podem ser preenchidas por estudantes do 8º e 9º Anos. Para ocupar a vaga de tutor, o estudante deve estar cursando ou ser graduado em curso da área da computação.

Atualmente, apenas, estudantes do IFPB ou UFPB podem participar da monitoria. Para essa vaga é destinada uma bolsa mensal de R$ 700,00 (setecentos reais). Neste caso, são ofertadas 200 (duzentas vagas).

Para não atrapalhar o cronograma regular das aulas, os encontros do projeto são realizadas no turno oposto no qual o aluno está matriculado. Isso garante que as aulas extras não interfiram diretamente no calendário escolar. Além disso, para facilitar a compreensão dos estudantes, as turmas são reduzidas e sendo ministrados conteúdos práticos e teóricos.

Montadas com equipamentos de ponta, as salas ‘Google for Education’ são pensadas para oferecer a melhor experiência aos estudantes, facilitando o aprendizado, tornando-o mais acessível. Cada sala possui computadores, tablets, celulares, internet, equipamento de som, ar condicionado e lousa interativa, disponíveis em um espaço amplo, favorável e decorado, com temas relacionados à tecnologia.

“O Code é interessante por apresentar aos alunos do fundamental II a tecnologia de outra forma, aproximando-os de uma área profissional extremamente atual, despertando o interesse pelo digital. Aqui o nosso aluno tem a possibilidade de manusear e se aprofundar na área de criação de tecnologias de forma gratuita. É um projeto que, ainda, vai nos dar muitas alegrias”, declarou Laura Laureano, diretora da escola. A Funetec-PB disponibiliza o e-mail ‘[email protected]’ para facilitar a comunicação entre os alunos, tutores e monitores ou para responder qualquer dúvida e informação referente ao projeto.

Fonte: Funetec PB
Créditos: Polêmica Paraíba