O “Bazar da Solidariedade” e o “IFPB Solidário” foram temas do MangabaCast, na noite de terça-feira (27). No quinto episódio sobre a ações da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), o superintendente Anselmo Castilho, a colaboradora da Fundação de Apoio, Luciana Antunes, e o professor do Instituto Federal da Paraíba, doutor Manoel Macedo, foram entrevistados pelo jornalista Adelton Alves. Na oportunidade, eles divulgaram os detalhes das campanhas de solidariedade realizadas através de parceria entre as duas instituições.
No início do programa, Anselmo Castilho ressaltou a importância da Funetec realizar a 10ª edição do “Bazar da Solidariedade” e fortalecer a parceria com a campanha “IFPB Solidário”. A campanha este ano será iniciada na próxima sexta-feira (30) com a arrecadação de doações de produtos que possam ser vendidos, além de lençóis e fraldas geriátricas. Todo o saldo do bazar será doado à Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (Amem). A novidade este ano é que as doações também podem ser realizadas via Pix: [email protected].
“Através da campanha exercemos a empatia, que é de se colocar no lugar das pessoas que passam por dificuldades. É importante, você poder ajudar de alguma forma. Nós fazíamos o bazar sempre no final do ano, mas sentimos a necessidade de agora fazer durante seis meses, buscando outras parceiras”, disse Anselmo Castilho, superintendente da Funetec.
Durante o podcast, Luciana Antunes informou que o “Bazar da Solidariedade” será instalado na sede da fundação, localizada na Avenida Piauí, Bairro dos Estados, em João Pessoa. Até a segunda quinzena de dezembro, o bazar recebe uma variedade enorme de peças, desde vestuário a utensílios domésticos e equipamentos eletrônicos, que possam ser comercializados.
“No Bazar a gente tem de tudo. Até televisão, no ano passado, alguém doou, e em bom estado de conservação e funcionando. Então, temos roupas, sapatos, bolsas, aparelhos domésticos e, nesse ano, lençóis também. Estamos incentivando as pessoas a doarem lençóis, fraldas descartáveis (adulto)”, explicou Luciana Antunes, chefe de Gabinete e coordenador de Recursos Humanos da Funetec.
O “Bazar da Solidariedade” é realizado em parceria com o “IFPB Solidário” – criado em 2020 pelo Instituto Federal da Paraíba. No início da pandemia de coronavírus, o professor doutor em História, Manoel Macedo, idealizou a campanha junto à Reitoria, Funetec, entidades estudantis e Cooperativa dos servidores da instituição de ensino da Paraíba.
“A campanha consiste na doação através de transferência bancária. Muitos servidores se envolvem e fazem doações todos os meses do ano”, disse o coordenador do Comitê Gestor do IFPB Solidário.
Ainda durante a entrevista, o Professor Macedo também informou que, nesse momento, o IFPB está inovando a ação social. Além das doações em dinheiro, o “IFPB Solidário” pretende incentivar os “Trotes Solidários”.
“Os estudantes que ingressam no IFPB, alguns já fazem isso, e a gente quer estimular para que muitos outros façam. Ao invés daqueles trotes tradicionais com aquelas brincadeiras preconceituosas e violentas, que se faça a doações de cestas básicas e itens e que isso possa ser distribuído também para as pessoas que precisam”, destacou o coordenador da campanha “IFPB Solidário”.
No final do podcast, o jornalista Adelton Alves, declarou apoio às campanhas e fez o convite para que toda sociedade paraibana participe do “Bazar da Solidariedade” da Funetec e do “IFPB Solidário”. O podcast completo pode ser acessado através do canal MangabaCast no You Tube.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba