O superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho, visitou a direção e educadores socioambientais do Movimento SOS Cuiá, localizado na comunidade Santa Barbara, zona sul de João Pessoa. Na ocasião, ele falou sobre o fortalecimento da parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que vem executando projetos de preservação ambiental, e tratou sobre os estudos do projeto de revitalização do Rio Cuiá.
“Vamos promover o que for necessário, através do georreferenciamento, levantamento de imagens de drone, elaboração de um plano de manejo para área e apresentar todas as informações necessárias aos entes federados do estado e município com a finalidade de proteger o Rio Cuiá”, afirmou Anselmo Castilho, superintendente da Funetec.
Ele também destacou a importância da parceria com o IFPB para que seja garantida a elaboração e a execução de projetos de preservação ambiental. “Como já há um entrelace do IFPB com esse projeto de preservação do Rio Cuiá, através de seus professores e alunos, a Funetec também participa dessas tratativas junto ao Movimento SOS Cuiá e os entes federados”, explicou Anselmo Castilho.
A visita do superintendente da Funetec foi acompanhada pelo presidente do Movimento SOS Cuiá, Fernando e Cuiá, e por outros representantes da associação. Entre eles, Rogério Ferreira, que é voluntário do Movimento e educador socioambiental.
Na oportunidade, o educador socioambiental ressaltou a importância da Funetec e IFPB dialogar com o Movimento SOS Cuiá que representa a comunidade ribeirinha.
“A Funetec e o IFPB têm tido essa preocupação, não somente para levar tecnologia e informação aos moradores do entorno do rio, no sentido da extensão, mas também de promover no seu alunado essa responsabilidade socioambiental”, afirmou Rogério Ferreira.
O educador socioambiental também falou sobre a importância da parceria entre instituições e o poder público no sentido de viabilizar um projeto de revitalização do Rio Cuiá.
“O Movimento SOS Cuiá juntamente com o superintendente da Funetec, Anselmo Castilho, têm buscado formalizar essa parceria e montar uma proposta de ação e atividades, onde todos possam estar aí sendo pioneiros, porque no estado ainda não existe essa proposta: de revitalização de bacia”, finalizou Rogério Ferreira.
Fonte: Ascom Funetec-PB
Créditos: Polêmica Paraíba